Fruta nativa do Brasil, conhecido cientificamente como Pouteria caimito ou Lucuma caimito, é uma planta que pertence à família das Sapotaceae. A árvore do abiú pode chegar a atingir 10 metros de altura, seu tronco é irregular, de casca áspera, com ramos novos e pilosidade. O abiú pode ser encontrado em estado silvestre por toda Amazônia e é cultivado em quase todo Brasil, cujo consumo é mais difundido nos estados da região Norte, mais especificamente no Acre, Amapá e Pará.
As variedades classificam-se quanto à forma e ao tamanho do fruto quando maduro. Quase sempre a fruta é aproveitada in natura, podendo ser conservada sob refrigeração por até uma semana, podendo também ser processada na forma de geleia/ compota. Para consumo in natura, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que é aderente à boca. A polpa tem sabor doce e suave.
O Abiú vem ganhando mais conhecimento devido ao seu valor nutritivo. Possui as vitaminas B1, B2, B5 e C, sais minerais como o cálcio, fósforo e o ferro. O fruto pode ser utilizado no tratamento de anemia, diarreia, disenteria, dor de ouvido, malária, otite, sapinho de boca de criança, terçol, pneumonia, bronquite, desnutrição, afecções pulmonares. A casca da planta é antidisentérica e baixa a febre. O azeite extraído das sementes é utilizado em inflamações na pele.
Compota de Abiú
Ingredientes: 5 unidades Abiú; 2 e 1/4 xícaras de chá Água; 1/3 xícara de chá Açúcar; 1 unidade Canela em pau; 3 unidades cravo.
Modo preparo: Lavar, descascar e retirar as sementes do abiu.
Cortar os abius em pedaços médios e reservar. Em uma panela, aquecer metade do açúcar para caramelizar. Abaixar o fogo e juntar o abiú, a água e a outra metade do açúcar. Após 30 minutos, colocar os cravos e a canela e deixar cozinhar por mais 30 minutos; retirar do fogo e gelar.
;
MULLER, Carlos Hans; ARAUJO, Carolina dos Santos and FLORES, Bruno Calzavara. Ensacamento de frutos de abiu visando à proteção contra o ataque da mosca-das-frutas. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2011, vol.33, n.1, pp.48-52. ISSN 0100-2945. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452011000100007.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.