Abobrinha brasileira

abobrinha brasileira

A abobrinha brasileira (Cucurbita moschata L.) é um fruto colhido ainda verde, pertencente à família Cucurbitácea, assim como a melancia, o melão, o pepino e a moranga. Originou-se no continente americano, do Peru até sul dos EUA. É um fruto de fácil digestão, baixo índice glicêmico e possui poucas calorias oferecendo cerca de 31kcal em 100g de alimento.

Os frutos são muito sensíveis e se machucam com facilidade, apodrecendo rapidamente nas partes machucadas. Na hora de comprar, escolha os frutos firmes, com a casca de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas. As abobrinhas devem ter no máximo 20 cm de comprimento, pois quando menores são mais tenras e saborosas.

Não é necessário descascar para utilizar e nem cozinhar em excesso. Também não é preciso acrescentar água ao preparo, a não ser em sopas e caldos, pois a própria água da abobrinha é suficiente para cozinhá-la. A abobrinha pode ser consumida refogada, cozida, como suflê, frita à milanesa, recheada com outras hortaliças, queijo, ovos cozidos ou qualquer tipo de carne. Também pode ser usada como recheio de pratos assados tais como bolo, pizza e pastelões. Segue uma sugestão de receita para uso desta hortaliça.

 

 

Espaguete de abobrinha com molho bolonhesa

 

Ingredientes:

1 abobrinha brasileira grande
250g de carne moída
1 lata de molho de tomate
azeite, salsinha, sal, pimenta-do-reino, cebola, alho e manjericão a gosto

 

Modo de preparo:

Corte a abobrinha em fatias finas, como um espaguete, com a ajuda de uma boa faca ou cortador de legumes. Alguns são próprios para fazer espaguete de legumes.
Cozinhe em água fervente por 3 minutos, escorra bem e reserve.

Molho

Coloque um pouco de azeite numa panela e refogue a cebola e o alho. Coloque a carne moída, mexendo para desfazer os pedaços grandes. Quando a carne estiver sem água, coloque o molho de tomate, o sal, a pimenta, a salsinha e o manjericão a gosto. Deixe levantar fervura e desligue. Espalhe o molho por cima do espaguete de abobrinha e sirva a seguir.

Dica: fica ainda mais gostoso e saudável se for feito com molho de tomate caseiro!

 

Referências:

https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/abobrinha

http://www.nepa.unicamp.br/taco/tabela.php?ativo=tabela

https://blog.tudogostoso.com.br/estilo-de-vida/alimentacao-saudavel/espaguete-de-abobrinha-confira-receita/

 

 

Nayara Sampaio, nutricionista CEASA - CRN 41993