Originária da bacia do Mediterrâneo, esta “flor” de comer foi domesticada no Egito, há cerca de 2.000 anos. Além de ser considerada um alimento exótico e requintado, é famosa pelas propriedades medicinais atribuídas a ela.
Excelente fonte de fibra alimentar, a alcachofra também é rica em magnésio, em fósforo, em potássio, em manganês, em folato e em vitamina C e vitamina K. Uma grande variedade de substâncias antioxidantes é encontrada na alcachofra. Essas substâncias agem contra os radicais-livres, ajudando a prevenir doenças crônicas, degenerativas ou ligadas aos processos do envelhecimento.
A alcachofra contém inulina, uma substância considerada prebiótica que contribui para o desenvolvimento de bactérias benéficas no intestino que favorecem o funcionamento saudável do aparelho digestivo e do sistema imunológico.
Na hora de escolher as folhas da alcachofra devem estar bem fechadas. Quando estão abertas, a planta pode estar amarga demais e dura. Manchas pretas nas pontas das folhas ou na base indicam que a alcachofra já perdeu o frescor.
Para saber se a alcachofra está boa para o consumo, segure-a pela base e sacuda suavemente. O talo flexível é uma indicação de que ela está no ponto para ser consumida.
Artichoke Salad
Ingredientes
Molho:
meia lata de creme de leite
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 colher (chá) de curry
sal a gosto
Salada:
folhas de alface crespa
6 fundos de alcachofras picados
2 ovos cozidos ralados
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado a gosto
Modo de Preparo
Molho:
Misture em uma tigela, o creme de leite, o suco de limão, a salsa, o curry e o sal. Sirva acompanhando a salada.
Salada:
Forre o fundo de uma saladeira com as folhas de alface. Sobre elas espalhe os fundos de alcachofra picados. Cubra tudo com o ovo cozido ralado e o queijo parmesão.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Referências Bibliográficas