O alecrim (Rosmarinus officinalis), também conhecido como Jardim Rosemary, é uma erva nativa da região do mediterrâneo. Membro da família da hortelã, é um arbusto verde também relacionado com manjericão, manjerona e orégano.
É normalmente encontrado crescendo pelo oceano por isso seu nome latino equivale a "orvalho do mar". É uma planta que exala cheiro forte e agradável. Quando encontrada no formato de óleo essencial essa erva possui uma série de propriedades terapêuticas e é uma das mais utilizadas na psicoaromaterapia.
O aroma do alecrim, chamado de óleo da transformação e da verdadeira justiça, traz benefícios para pessoas apáticas e passivas que precisam de impulso para seguir em frente com seus objetivos e coragem para não desistir de seus ideais e metas.
O alecrim é indicado para quem tem pressão baixa (hipotensão), pois aumenta a tensão arterial. Pode aliviar dores musculares, tensões, torcicolos, reumatismo, dores de cabeça, estafa mental, depressão nervosa, artrite e artrose. O óleo ajuda a estimular o sistema circulatório e combater a fadiga, bronquite aguda e crônica e a sinusite.
Os povos antigos acreditavam que o alecrim reforça a memória. A erva era queimada em escolas e universidades a fim de inspirar os estudantes.
No uso culinário o alecrim é usado para preparações de pães, chás, aves, batatas assadas, entre outros. Frango temperado com alecrim e limão é maravilhoso. Essa planta pode ser usada para fazer qualquer molho branco ou vermelho e na preparação de massas. A erva fresca, misturada em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um sabor exótico e saboroso, alem de ser ótima para a digestão.
Outra dica é misturar alecrim nas manteigas e patês. O chá de alecrim também pode ser ingerido. Como possui aroma agradável, ao tomá-lo a pessoa sente-se com mais bem-estar. Geralmente essa sensação boa se espalha pelo corpo e temos a impressão de que a planta transmite bom humor e alegria.
Receitas
Azeite com alho e alecrim
Ingredientes
· 4 hastes de alecrim
· 3 dentes de alho
· 250 ml de azeite
Modo de preparo
Arrume numa garrafa esterilizada os ramos de alecrim. Em uma panela pequena, coloque os dentes de alho e aqueça lentamente. Acrescente o azeite e desligue o fogo. Despeje o alho com azeite na garrafa com o alecrim e tampe com rolha e deixe por aproximada 1 mês antes de usar.
Batatas ao alecrim
Ingredientes
· 4 batatas grandes
·