O almeirão é fonte de vitaminas E e A, ferro, fibras e de ácido fólico, muito útil para mulher na idade fértil e durante a gestação, pois auxilia na boa formação do tubo neural do bebê.
Essa verdura é usada em tratamentos do fígado, vesícula biliar e baço, pois estimula a função hepática, principalmente a desintoxicação do fígado feita pelo componente que dá o sabor amargo. Como a grande maioria das verduras, o almeirão melhora o movimento intestinal. É bom pra quem tem prisão de ventre.
Diante de tantos benefícios vale à pena incluir o almeirão no cardápio, pelo menos duas vezes por semana. As folhas podem ser consumidas cruas em saladas, picadas bem fininhas e temperadas a gosto.
Acompanham muito bem, quando refogadas, comidas como feijão, grão de bico, soja, lentilha e assados. Os temperos que combinam são: azeite, cebola, alho, pimenta, vinagre, limão e cheiro-verde. Para quem prefere sair um pouco da verdura refogada, a dica é substituir o espinafre pelo almeirão nas receitas de tortas com queijo e ricota, por exemplo.
O almeirão pode ser mantido por até três dias na geladeira. Lave e escorra bem a água das folhas e acondicione em saco de plástico próprio para alimentos. Em condição ambiente, as folhas devem ser mantidas com a parte de baixo numa vasilha com água, e em lugar fresco; mesmo assim a durabilidade será menor que um dia.
Receita
Sopa de almeirão
Ingredientes:
- 1 maço de almeirão picado
- 1 unidade de cebola
- 1 litro de caldo de carne
- 1 lata de creme de leite
- Sal a gosto
- 4 colheres (sopa) de parmesão ralado
Modo de Preparar:
Cozinhe o almeirão e a cebola no caldo de carne por 15 minutos. Depois, retire do fogo e bata no liquidificador. Leve novamente ao fogo e deixe aquecer. Junte o creme de leite e tempere com sal. Retire do fogo. Sirva polvilhada com parmesão.