A cultura da atemoia surgiu do sonho do psicólogo belga, Leon Bonaventure. Ele desejava cultivar em território brasileiro frutas que pudessem servir às exigências dos mercados com qualidade, beleza, sabor e aroma, além do respeito à natureza e às normas ambientais e sociais.
No Brasil as primeiras plantações datam da década de 60 e recentemente têm despertado mais interesse de alguns produtores pela sua qualidade que é superior à fruta-do-conde. Ela tem vida pós-colheita mais longa e ausência de rachaduras.
A atemoia é uma fruta híbrida obtida por meio do cruzamento da cherimoia (Annona cherimola, Mill) - nativa das regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia - com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.), pertencentes à família das anonáceas - a mesma da graviola.
A atemoia possui altos teores de cálcio, ferro, zinco, cobre, magnésio, proteínas, potássio e açucares. Tem ainda altos índices de vitaminas C - antioxidante e ajuda na formação de colágeno, auxilia contra inflamações e na desintoxicação do corpo; vitaminas B1 e B2 que possuem funções essenciais no sistema imunológico e fósforo que equilibra o pH do sangue e participa do metabolismo ósseo.
É uma fruta típica de mesa, para consumo ao natural, por isso sua aparência é muito importante. Serve também para o preparo de sorvete, polpa, suco, mousse, pudim, entre outros pratos. É muito apreciada pela qualidade do seu aroma e sabor dados pelos componentes ácidos orgânicos, lipídios, fenóis e constituintes voláteis, especialmente os ésteres.
A colheita costuma ocorrer entre abril e outubro, mas, com a utilização de técnicas e manejos culturais como poda e adubação, é possível produzir a atemóia durante todo o ano.
Receitas
Sorvete de atemoia
Bata no liquidificador cinco atemoias maduras (só a polpa com as sementes) e 1 lata de creme de leite. Coe e junte 1/3 de lata de leite condensado. Bata novamente no liquidificador e leve ao freezer ou ao congelador por mais ou menos uma hora.
Bolo de Atemoia
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 1 xícara de chá de óleo
- 2 ovos inteiros
- 2 xícaras de atemoia picada
Modo de preparo:
Coloque a farinha de trigo e o açúcar na tigela e reserve. Despeje o óleo e os ovos no liquidificador e bata. Acrescente a massa aos ingredientes que estavam reservados e mexa bem.
Leve as atemoias ao liquidificador e bata aos poucos. Tire do liquidificador e misture à massa exatamente duas xícaras de chá da polpa. Mexa até a massa ficar homogênea. Por último, acrescente o fermento. Despeje em uma forma untada com óleo e farinha e leve ao forno médio durante 15 a 20 minutos. Depois, tire da forma e decore com pedaços da fruta.
Fontes: