A Atemoia é uma fruta híbrida que é obtida através do cruzamento da cherimoia (Annona cherimola, Mill) com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.), pertencentes à família das anonáceas (a mesma da graviola).
Ela é originária de Israel e foi introduzida no Brasil em 1860. Você ainda pode encontrá-la com os nomes de Pinha, Anona, Araticum, Ata, Cabeça-de-Negro e até Quaresma.
Sua safra vai de outubro a março, durante a safra de qualquer alimento, sua qualidade nutricional é melhor, apresentando maiores taxas de nutrientes; em especial, as vitaminas e os minerais.
A atemoia é fonte de energia, pois possui 243 calorias em uma unidade de 250 gramas, isso se deve à grande quantidade de carboidratos encontrada em sua polpa. Devido à presença de potássio em sua polpa, a atemoia auxilia na redução da pressão arterial.
Em comparação com a Fruta do Conde, a Atemóia é maior, mais doce, tem menos sementes, tem a casca mais pontiaguda e uma polpa que se solta mais fácil.
PUDIM DE ATEMÓIA COM CALDA DE MORANGO E UVA
Para o Pudim:
• 6 atemóias
• 1 lata de leite condensado
• 1 lata de creme de leite (sem soro)
• 1 e ½ embalagem de gelatina em pó, incolor, sem sabor (30 g)
Modo de Preparo:
Hidrate a gelatina na água conforme instruções da embalagem, corte as atemóias ao meio e retire a polpa das frutas com o auxílio de uma colher, depois, passe pela peneira, reserve 2 e ½ xícaras da polpa, descarte as sementes. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a polpa reservada.
Junte aos poucos, com o liquidificador ligado, a gelatina.
Coloque em uma fôrma de furo no meio umedecidas com água. Leve à geladeira até ficar firme. Caso queira agilizar o processo, leve ao freezer por 1 hora