A Atemóia é um hibrido resultante do cruzamento da Cherimóia (Annona cherimola mill) com a fruta-do-conde, a pinha (Annona squamosa L.) e a Graviola (Annona muricata L.).
A atemóia apresenta algumas vantagens em relação à pinha e a graviola. Ela é descrita como mais saborosa, contém menor número de sementes e possui uma vida pós-colheita mais prolongada.
A atemóia possui uma casca rugosa e pontiaguda, e um formato de coração. Na média pesa de 400 a 800g e tem uma coloração verde mesmo depois de madura. Pode ser armazenada em temperatura ambiente.
Tem altos teores de vitamina C, B1, B2, cálcio, ferro, zinco, cobre, magnésio, proteínas, potássio e carboidratos, sendo uma fruta mais calórica e com boa fonte de energia. Sua safra vai de outubro a março, durante a safra de qualquer alimento, sua qualidade nutricional é melhor, apresentando maiores taxas de nutrientes; em especial, as vitaminas e os minerais.
Mousse de Atemóia
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes :
6 atemóias grandes
5 colheres (sopa) de açúcar
3 claras em neve
1 envelope de gelatina sem sabor
5 colheres (sopa) de água
1 xicara de creme de leite fresco
Modo de Preparo: Descaroce as frutas de atemóia
Dissolva a gelatina na água e misture junto com a polpa de atemóia
Bata as claras em neve com açúcar, coloque o creme de leite, bata levemente e misture a polpa da fruta. Leve para gelar.
Fontes:
http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/857/736
gshow.globo.com