A batata-doce (Ipomoea batatas) desenvolve raízes tuberosas ricas em carboidratos. É uma planta herbácea, de caule rastejante, que alcança 2 a 3 metros. A rama é de coloração verde ou arroxeada, com folhas em forma de coração ou ponta de lança. A cor da batata doce pode variar entre branco, amarelo e roxo.
A época de plantio da batata-doce varia em função das condições locais (temperatura, chuva, luminosidade, foto-período). Nas regiões que apresentam temperatura elevada durante o ano todo, a batata-doce pode ser plantada em qualquer época, devendo-se, contudo, fazer irrigação na época da seca. A Zona da Mata e o Agreste de Pernambuco constituem-se em regiões adequadas para o cultivo da batata-doce.
A batata-doce possui vitaminas e minerais de importância na alimentação humana. É rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico que, digeridos e absorvidos lentamente, estimula pouco a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes, obesidade e, ainda, controlando o apetite. Um desses carboidratos é o amido resistente, que retarda da absorção das moléculas de açúcar e gordura, evitando assim o aumento de LDL-colesterol, a fração nociva do colesterol e de triglicerídeos.
Também são excelentes fontes de carotenoides, vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, potássio, ferro, magnésio e cálcio. Fortalece o sistema imunológico por causa da sua quantidade de vitamina A.
Existem quatro tipos de batata-doce no Brasil, classificados segundo a cor da polpa: batata-doce branca, batata-doce amarela, batata-doce roxa e batata-doce avermelhada. Enquanto a coloração amarelada deve-se à presença de betacaroteno, que possui ação antioxidante e previne certos tipos de câncer, a coloração arroxeada é formada pela deposição de antocianinas, pigmentos naturais com ação igualmente antioxidante. A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata-doce é prepará-la cozida e com casca.
BATATA DOCE COM HORTELÃ
· 300g de batata doce cozida;
· 4 colheres (sopa) de azeite;
· Sal a gosto;
· Pimenta do reino a gosto;
· 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto;
· 1 colher (sopa) de mostarda;
· 1 dente de alho;
· Cebolinha a gosto;
· Hortelã a gosto.
PREPARO: 1 - Corte a batata doce em cubinhos e coloque-os para cozinhar em uma panela com água e sal. Reserve.
2 - Em uma panela coloque o azeite e refogue rapidamente o alho. Desligue o fogo e adicione a mostarda e o vinagre. Por fim, tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe descansar por 5 minutos.
3 - Enquanto isso pique a hortelã e a cebolinha. Misture parte dos temperos às batatas. Para montar o prato, coloque primeiro as batatas cozidas e regue com um pouco do molho.
4 - Finalize decorando com um pouco mais de hortelã e cebolinha.
Referência: - Silva, Ravi Gomes Vieira. Caracterização físico-química de farinha de batata-doce para produtos de panificação / Ravi Gomes Vieira e Silva, 2010.
- https://www.natue.com.br/natuelife.
- http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/territorio_mata_sul_pernambucana;