A batata yacon, cujo nome científico é Smallanthus sonchifolius, é um alimento originário da Cordilheira dos Andes, onde o consumo era realizado há milhares de anos pelos incas. Possui uma consistência macia, um gosto adocicado parecido com a pera e sua aparência faz lembrar a batata doce.Tem sua produção no interior de São Paulo, porém, atualmente já podem ser encontradas em diversos países da Europa.
É muito conhecida como a “batata do diabético”, por auxiliar no controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 2 devido a presença do frutano, que é um carboidrato menos calórico que o amido. A batata yacon também é empregada no tratamento do colesterol alto e possui o benefício de regular o trânsito intestinal.
Por ser um alimento de carboidrato de ação lenta, possui a qualidade de proporcionar uma sensação de maior saciedade fazendo com que a pessoa sinta-se saciada por mais tempo.
A batata yacon pode ser consumida cozida, frita, refogada e até mesmo crua na forma de saladas, sucos, purês e outras preparações.
Cerca de 85% de sua composição é de água, porém é rica em caroteno, potássio e vitaminas A, B1, B2 e C. Comparada com a batata doce, a batata yacon tem menos calorias, 116 cal e 54 cal, respectivamente, para cada 100g do alimento cru.
Ao comprar as batatas procure aquelas com poucos “olhos” (furos escuros) e sem manchas escuras. Evite também as que tenham casca esverdeada. Remova todos os brotos, pois podem dar um gosto amargo à batata e conter solanina, uma substância tóxica que pode provocar diarreia, cólicas e dor abdominal.
Guarde as batatas em local fresco e sem exposição à luz, mas não na geladeira. Temperaturas abaixo de 7º C convertem o amido em açúcar deixando a batata com gosto estranho. Não as guarde com cebolas, pois os ácidos presentes na cebola ajudam na decomposição da batata e vice-versa.
Receita
Salpicão de Batata Yacon
Ingredientes:
- ½ maço de erva doce sem as folhas
- ½ maço de salsão sem as folhas
- 1 unidade de pimentão verde
- 1 unidade de pimentão vermelho
- 1 unidade de pimentão amarelo
- 1 cenoura grande ralada
- 2 unidades de batata yacon descascadas e raladas
- Uva passa a gosto
- Cheiro verde a gosto
- 2 xícaras de chá de maionese light
Preparo:
Após ralar a batata yacon deixar dois minutos de molho na água para não escurecer, depois escorrer o líquido antes de usar. Cortar os cinco primeiros ingredientes em fatias bem fininhas. Em um recipiente juntar todos os ingredientes deixando a maionese por último. Regue com um fio de azeite e sirva gelado. Como sugestão de acompanhamento serve-se com arroz branco, salada de folhas, carnes e/ou peixe grelhado.