A berinjela (Solanum melongena L.) é um vegetal amplamente utilizado em diversos países e está presente desde a culinária árabe como babaganuche até a cozinha italiana como caponata.
Nutricionalmente, além de ser rica em fibras a berinjela também possui muitos nutrientes, entre eles Flavonóides antioxidantes naturais, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como ferro, cálcio, potássio e manganês.
Resultados de pesquisas realizadas com a espécie Solanum melongena L. (berinjela) mostram que princípios ativos extraídos da berinjela como as antocianas foram importantes na redução da dislipidemia, em especial a hipercolesterolemia quando esta foi utilizada na forma de suco do fruto com casca.
Com apenas 20kcal por cada 100g é um alimento de baixo valor calórico e devido suas propriedades funcionais é considerada a queridinha das dietas.
KIBE DE BERINJELA RECHEADO COM ALHO PORÓ E COGUMELOS
Ingredeintes:
2 berinjelas médias
2 xícaras de trigo para kibe
2 dentes de alho amassados
1 bulbo de alho poró
200g de cogumelos (shitake, shimeji ou potobello)
1/4 de xícara de azeite
sal, pimenta e hortelã à gosto
Como fazer:
1 - Hidrate 2 xícaras de trigo em 3 xícaras de água fervendo e deixe descansar por 30 minutos. Reserve.
2 - Lave as berinjelas e coloque-as inteiras direto no fogo (na chama do fogão) até murchar e dar uma pequena chamuscada na casca, esse processo dará um leve sabor de defumado no kibe, então leve-as ao forno até murcharem completamente.
3 - Quando estiverem assadas retire a polpa e amasse com um garfo (despreze a casca), misture com o trigo já hidratado e tempere com o azeite, o alho, a hortelã picadinha, pimenta do reino e sal à gosto.
4 - Para o recheio refogue em um fio de azeite o alho poró picadinho com os cogumelos fatiados, até que cozinhem.
5 - Em um refratário untado intercale uma camada de trigo com berinjela com uma de recheio e termine com outra camada de trigo.
6 - Leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos ou até que doure.
SUPER DICA: Sirva com molho de iogurte (1 pote de iogurte natural, azeite, limão, sal, pimenta do reino e hortelã)
Referência:
Gonçalves, Maria da Conceição R., et al. "Eggplant (Solanum melongena L.): myth or reality in the fight against the dislipidemy?." Revista Brasileira de Farmacognosia 16.2 (2006): 252-257.
Autor: Nutr. Camila Roselli Nogueira Porto CRN 25061