A castanha do pará ou castanha do brasil é a semente da castanheira do pará nativa emergente da Floresta Amazônica. É altamente consumida pela população local in natura, torrada ou na forma de farinhas, doces e sorvetes. Sua casca é muito resistente e requer grande esforço para ser extraída manualmente.
É um fruto com alto teor calórico e protéico e contém selênio. Uma castanha por dia, não mais do que isso, garante as doses de selênio de que seu corpo precisa. A pequena oleaginosa repõe a quantidade deste nutriente necessária para combater o envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.
Para conseguir consumir a quantidade de selênio que tem uma castanha do pará de 5 gramas seria preciso comer, em média, o equivalente a: 3 filés de frango de 100 gramas cada um, 16 pães franceses de 50 gramas cada, 100 copos de 200 mililitros de leite, 10 ostras de 33 gramas cada uma ou 3 latas de sardinha de 130 gramas cada em conserva.
Receitas
Biscoitos de Castanha do Pará
Ingredientes:
· 150 gr de castanha do pará torrada
· 100 gr de amido de milho
· 150 gr de manteiga
· 200 gr de farinha de trigo
· 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
· quanto baste de açúcar cristal
Modo de preparo:
Bata a castanha no liquidificador até ficar bem moída. Misture com o fermento, a manteiga, a farinha de trigo e o amido de milho. Forme biscoitinho no formato desejado e asse em tabuleiro untado com óleo e polvilhado com farinha de trigo, até ficarem pouco dourados e começarem a cheirar. Assim que saírem do forno, passe no açúcar cristal. Quando estiverem frios guarde em pote bem fechado.
Bolo de Castanha do Pará e Iogurte
Ingredientes:
·