![Cebolinha Cebolinha](/sites/ceasacampinas.com.br/files/styles/capa_da_dica/public/dicas/imagens/1071017cebolinha4_0.jpg?itok=LJVupyNe)
A cebolinha é uma das hortaliças mais utilizadas e comercializadas em todo o mundo. O mais antigo indício do cultivo da hortaliça data de cerca de 3.200 anos A.C. na civilização persa.
Acredita-se que a planta foi introduzida na América através de Cristóvão Colombo, navegador genovês, considerado o responsável pelo início da exploração ao continente americano em 1.492.
Existem duas espécies de cebolinha, ambas pertencentes à mesma família: a fistulosum - cebolinha verde ou comum, natural da Sibéria; e a schoenoprasum – cebolinha de folhas finas ou galega, proveniente da Europa.
A cebolinha cresce em tufos ocos o pode ser facilmente cultivada em casa. Cem gramas de cebolinha crua fornecem em média 39 calorias.
Contém alto teor de cálcio e fósforo, que ajudam na formação de ossos e dentes. Possui niacina que estimula o apetite, mantém a saúde da pele e promove o crescimento.
Também é rica em vitaminas A e C que são um bom auxílio no combate à gripe e doenças respiratórias em geral.
Na culinária costuma-se usar picada e pode ser misturadas com ovos, carnes, saladas, patês, queijos, manteigas, sopas, risotos e farofas. Também é utilizada crua em decoração de pratos.
É encontrada o ano todo, segundo a tabela da Ceagesp, mas com produção média nos meses de março, maio, julho e setembro e produção forte em outubro, novembro dezembro e janeiro.
Receita
Ricota com cebolinha
Ingredientes:
· 400 gramas de ricota
· ½ cebola picada em pedaços bem pequenos
· Sal a gosto
· Pimenta branca (opcional)
· 1 xícara de cebolinha picada
· Azeite
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e utilize em pães, torradas e sanduíches.