Chuchu

Chuchu

chuchu.jpgO chuchu é uma hortaliça fruto originária da América Central e ilhas vizinhas. Já era conhecida na antiguidade pelos astecas e tinha grande destaque entre as demais hortaliças cultivadas na época. Atualmente, está entre as dez hortaliças mais consumidas no Brasil.

 

É conhecida pelo seu sabor característico e bastante suave, podendo ser consumida durante a ano todo. De fácil digestão, rico em fibras e pobre em calorias, o chuchu é bom para dietas com restrição calórica. Destaca-se por ser uma fonte de potássio e fornecer vitaminas A e C.

 

Possui uma grande gama de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Estes podem ser arredondados ou terem a forma de pêra, mais comumente encontrada nas feiras e quitandas. A casca pode ser lisa ou com espinhos, conforme a espécie, sua cor varia do branco ao verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos, com tamanhos de 12 a 18 centímetros de comprimento (fruto graúdo) e de 7 a 10 centímetros (fruto miúdo). Os frutos mais velhos apresentam a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir.

 

Por ser muito frágil, o chuchu machuca com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada, portanto deve-se escolher os frutos com cuidado, evitando ferí-los. Podemos encontrá-lo já descascado, cortado em cubos e embalado com filmes de plástico, ao natural ou pré-cozidos em mercados e locais de grande acesso público.

 

Para conservá-lo, deve-se mantê-lo em condição ambiente entre 3 a 5 dias depois de colhidos, pois murcham muito rapidamente. Podemos conservá-lo por maior tempo entre 6 a 8 dias, na parte de baixo da geladeira, embalados em saco de plástico. Caso contrário queimam-se com o frio, pois são sensíveis a temperaturas baixas. O produto já descascado e picado conserva-se por até 3 dias após seu preparo, desde que mantido embalado em vasilha tampada ou em saco de plástico, na gaveta inferior da geladeira.

 

Para consumi-los não devemos comê-los crus, pois são duros para mastigar e quando os cortamos e o descascamos crus, devemos fazê-lo em baixo de água corrente, pois estes têm um líquido que gruda nas mãos. Podem ser cozidos e refogados em receitas de cremes, sopas, suflês, bolo ou salada fria. Para consumo como refogado ou salada, escolha os frutos mais novos e menores e com casca brilhante.

 

 

Receita

 

Gratinado de chuchu com queijo e presunto

 

Ingredientes:

             2 chuchus

             100 gramas de presunto cortado em cubos pequenos

             Sal e pimenta a gosto

             Salsa picada a gosto