Curiosidade
Seu nome, strelitzia, é uma homenagem à Charlotte Sophia, Duquesa de Mecklembourg-Strelitz, esposa de George III, Rei da Inglaterra. As flores, maravilhas artísticas da natureza, possuem cores incríveis e tem longa duração depois de cortadas. Por isso, se tornou o símbolo da cidade de Los Angeles, além disso ela é extremamente atrativa para os beija-flores.
As estrelícias requerem poucos cuidados, sendo de grande utilidade para a composição de arranjos florais e decoração de ambientes, pois dificilmente são atacadas por problemas que possam danificar suas pétalas e folhas.
Cultivo
Ela gosta de muita luminosidade, deve ser cultivada preferencialmente a sol pleno, em climas quentes, subtropicais e mediterrânicos, ao ar livre. Nos jardins encontram-se flores durante todo o ano. Não deve enfrentar temperaturas inferiores a cinco graus centígrados, já para florescer precisa de temperaturas superiores a 10 graus, com irrigações moderadas durante o ano todo.
Por resistir bem aos ventos, a Estrelícia é ideal também para os jardins de zonas costeiras. Desenvolve-se bem na maioria dos solos, mas é adequado que sejam bem drenados, evitando poças e o consequente excesso de umidade.