Figo

Figo
Na cozinha é um excelente acompanhamento para qualquer assado. Sua combinação com a carne de porco e o pato é a favorita nos melhores menus. Para sobremesa, pode ser preparados sozinhos, xarope, bolos. Consumo de figo é muito comum durante a época de Natal, onde eles comem secas, venezuelanas receitas tradicionais como o bolo preto.
        Esta fruta é composta de 80% de água e 12% de açúcar. Quando seca as proporções variam de menos de 20% e mais de 48%, respectivamente. Suas características nutricionais são ampliadas depois de seco. Também apresentam vitaminas A, B1,B2,B3, C e ferro. Uma fruta 250 g irá fornecer cerca de 1300 calorias e cerca de 12 gramas de proteína.
        O figo maduro é muito digestivo, porque contem uma substancia especial chamada Cradina. Figos secos e frescos, tanto são um tônico excelente para pessoas que realizam esforços físicos ou intelectuais. Esta fruta também contem quantidades variadas de pentosanas e cítrico, acido málico e acido acético. Eles possuem uma quantidade de açúcar superior ao resto da fruta, portanto, seu valor calórico é muito semelhante da banana ou uva. É pobre em gorduras e proteínas, mas rico em agua, minerais e fibras.
        É também um bom emoliente, um laxante suave, um bom diurético.
        Um bom jeito de saborear esta fruta é na forma de doce em calda
RECEITA:
1 Kg de figo verde
700 gramas de açúcar cristal
½ litro de agua filtrada
Cravos da índia a gosto
 
MODO de PREPARO :
        Faça um corte em forma de cruz na extremidade contraria ao cabinho e leve os figos ao fogo numa panela com agua para ferver e tirar o leite da fruta. Escorre e numa panela coloque agua, o açúcar, os cravos e os figos e leve apurar ate formar uma calda, por mais ou menos uns 40 minutos em fogo baixo. Prove o açúcar e se desejar mais doce acrescente açúcar, deixe esfriar e guarde o doce em potes esterilizados e bem tampados.
        DICAS: Sirva este saboroso doce com creme de leite, sorvetes ou pudins a gosto.
        Bom apetite e boa saúde.