Uma das mas procuradas flores no mês de maio é a belíssima flor de maio. Uma planta que não tem mistério para cuidar e se adubada corretamente ela te dará flores maravilhosas no outono.
Acontece sua floração entre abril e pode estender-se até julho, dando uma florada linda que permanece de 2 à 4 semanas. Quando soltar os botões não fazer a troca de ambiente. As flores variam do branco ao lilás e em tons dégradés. Depois da floração em agosto ela entra em descanso necessitando nesse período de um solo seco e sem adubação e luz solar indiretamente.
Regar 1 vez por semana ou quando a terra estiver seca isso é permitido com essa planta por ser uma cactácea. Na primavera é chegada a hora de fazer uma adubação com adubo orgânico ou químico. Poderá ser feita uma adubação com farinha de osso e húmus de minhoca ou NPK 4.14.8. Essa adubação servirá para manter a planta nutrida e preparada para a próxima floração. No período de dormência que é no verão não é necessária a adubação.
Na troca de vaso também é necessária a adubação, areia e terra vegetal. Depois da floração esse é o momento certo para fazer as reproduções e troca de vaso. Numa planta já adulta existe em sua extremidade uma cápsula onde ao abrir-la você encontrará uma substância viscosa parecida com uma geleia com várias sementes.
Separe um pratinho pequeno e coloque nele um pedaço de palito de fibra de coco com alguns furinhos nele e espalhe esta geleia com as sementinhas nele. Mantenha sempre esse palito de fibra de coco úmido e a sombra com bastante claridade. Quando as mudinhas estiverem com um tamanho bom, poderá ser transferidas para um vaso individual. Pegue um gomo do caule e finque com cuidado num vaso com a seguinte mistura, terra adubada + areia + fibra de coco, agora é só manter os cuidados necessários e você terá vários gomos novos em breve.