Frésia

Frésia

fresia 4.jpgDe julho até início de outubro o Mercado Permanente de Flores da Ceasa-Campinas recebe grande quantidade de uma planta com flores delicadas, muito perfumadas e de cores diversas: brancas, amarelas, rosas, azuis, lilases, laranjas, vermelhas, entre outras. É a frésia - Freesia x hybrida pertencente à família das Iridáceas - planta originária do continente africano, mais precisamente da África do Sul, que se forma a partir de bulbos e atinge de 20 a 30 cm de altura.

As frésias são muito utilizadas em projetos paisagísticos para formação de maciços ou bordaduras (entornos) e também podem ser utilizadas em vasos ou jardineiras, deixando a área em que está plantada muito perfumada e com agradável colorido.

Devem ser cultivadas sob sol pleno e com terra fértil. Porém, aprecia clima ameno, por este motivo é mais encontrada, formada e florida, nos meses de inverno e primavera.

Pode apresentar-se florida por um período de aproximadamente três meses. Após este florescimento suas folhas secam, período em que os bulbos devem ser arrancados do solo, limpos e armazenados em ambiente seco e fresco, para que sejam replantados novamente no próximo outono, para crescimento e florescimento nos meses de inverno e primavera. 

As frésias são comercializadas em caixas com 15 mudas cada uma para utilização em paisagismo e também são encontradas neste período do ano em maços como flor de corte utilizadas na decoração de festas e na confecção de buquês.