Herbácea perene de raiz tuberosa, a gloxínia é uma planta pertence à família das Gesneriáceas e também é conhecida como cachimbo. A gloxínia é nativa do Brasil e chega a medir de 15 a 25 centímetros de altura.
São muito utilizadas para decorar interiores devido à beleza e efeito de suas cores. Possui flores e folhas com textura aveludada sendo as flores eretas simples ou dobradas em diversas cores e tons que vão de avermelhados e lilases. Algumas apresentam cores pontilhadas ou com contornos brancos nas pontas dando a esta planta um efeito bem colorido.
A gloxínia é de fácil cultivo graças a sua resistência e o fato de ser totalmente acostumada ao clima tropical. Necessita de boa luminosidade, porém sem a incidência da luz direta do sol. Após o final da florescência deve ser feita a retirada das flores murchas e secas para uma recuperação mais rápida no período da dormência da planta.
O solo para o seu cultivo deve ser um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. Durante as regas recomenda-se não molhar as pétalas, que mancham facilmente, ficando sujeitas ao ataque de doenças. A terra do vaso deve ficar úmida, com cuidado para não encharcá-la.
Sua propagação pode ser feita por enraizamento das folhas, sementes ou divisão de tubérculos.