A erva de hortelã é muito utilizada nas áreas de saúde e beleza devido as suas características peculiares, em especial pelo aroma extremamente agradável. É muito versátil sendo utilizada e consumida de várias formas em chás e sucos, como tempero em preparações culinárias, em drinques e coquetes, sorvetes e saladas. A hortelã é uma erva é também com boa aceitação por crianças e adolescentes.
Com grande capacidade de adaptar-se a clima diferentes, a hortelã é conhecida no mundo inteiro, não só pelo sabor, mas também pelo gostoso aroma e valor terapêutico.
Ela é estimulante, carminativa, antiespasmódica e um tônico poderoso para o organismo. Ajuda a eliminar cálculos biliares, icterícia, palpitações, tremedeiras, vômitos, cólicas uterinas, dismenorreia, prostatite e tosse, favorecendo a exportação e eliminando as toxinas.
A planta ainda é ideal para insônia, flatulências, vermes e problemas digestivos. Ajuda a combater gases, prisão de ventre, dores de barriga ou de estômago e movimentos peristálticos do intestino.
É muito usada para cólicas e timpanite principalmente se forem de origem nervosa. Seu sumo, embebido em algodão, melhora as dores de dentes. Na amamentação, aumenta a produção de leite. Antiséptico bucal, elimina aftas, infecções da boca em geral através de bochechos e de garganta, com gargarejos.
A hortelã é também analgésica, indicada para dores de cabeça, cólicas intestinais hepáticas e nefrites. É ótima para problemas circulatórios, depurando o sangue. Além disso ela acalma.
Receita
Bolo de hortelã
Ingredientes:
- 1 copo de hortelã higienizada e ligeramente picada
- 2/3 copo de leite
- 1 e ½ copo de açúcar cristal
- 4 colheres (sopa de óleo)
- 2 maçãs com a casca (auxilia a maciez, fornecendo vitaminas e fibras alimentares)
- 3 ovos
- Suco de 1 limão
- 3 copos de farinha de trigo
- 2 colheres sopa de hortelã higienizada e inteira
- 1 colher sopa de fermento
- 1 pitada de sal
Obs: usar como medida o copo de requeijão (250 ml)
Modo de preparo: