É uma fruta de origem asiática, podendo ser encontrada em quase todas as regiões tropicais, inclusive no Brasil. É considerada a maior de todas as frutas comestíveis, porém é pouco explorada tecnologicamente e comercialmente. Seu nome cientifico é Artocarpus heterophyllus deriva dos vocábulos gregos artos (“pão”), karpos (“fruto”), heteron (“distinto”) e phyllus (“folha”), significando, portanto, “fruta-pão de folhas diferentes”.
Considerando a consistência da polpa dos frutos podemos classificar as variedades em jaca dura (frutos maiores e polpa firme) e jaca mole (frutos menores, bagos moles e mais doces), é rica em carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitamina C.
A jaca pode ser utilizada também em preparações salgadas para substituição da proteína animal em que é feito uma “carne de jaca” bem utilizada na culinária vegetariana por ser um substituto para o frango, devido à sua aparência e textura. Em 100 gramas de jaca crua contém 1,4 g de proteína.
RECEITA
CARNE DE JACA
Ingredientes
1 Jaca verde do tipo dura
Água o quanto baste e óleo (modo de preparo 1) ou papel alumínio (modo de preparo 2)
Modo de preparo
1. Na pressão (Jaca Inteira):
Para fazer a carne jaca inteira na pressão, recomendo que você use uma jaca verde dura e pequena.
Coloque ela na panela de pressão, adicione um fio de óleo (vai ajudar a não formar tanta cola), cubra com água, tampe e leve para cozinhar em fogo médio por cerca de 50 minutos depois que pegou pressão ou até ficar macia.
Lá pelos 35 minutos, retire a pressão e abra a panela com cuidado, vire a jaca, preencha com mais um pouco de água quente e volte ao fogo até ficar macia. O tempo vai depender do tamanho da jaca.
Escorra, corte e desfie a jaca.
2. No forno:
Pré-aqueça o forno a 220ºC e embrulhe bem a sua jaca verde e dura em papel alumínio. Coloque sobre uma assadeira e leve ela para assar até ela ficar macia e uma faca atravessá-la com facilidade. O tempo de forno vai depender do tamanho da jaca. Uma jaca de 2,5kg demora em média 1h30min no forno.
Dica:
A “carne de jaca” pode ser utilizada para recheios de tortas, coxinhas ou outros tipos de salgados em substituição ao frango desfiado após ser temperada a gosto
Referências:
Ramirez ASQUIERI, E., & da Silva RABÊLO, A., & Gomes de Moura e SILVA, A. (2008). Fermentado de jaca: estudo das características físico-químicas e sensoriais. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 28 (4), 881-887.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Artocarpus_heterophyllus > Acesso em 20 de dezembro de 2018.
Disponível_em:_http://www.cfn.org.br/wpcontent/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf> Acesso em 20 de dezembro de 2018.
Disponível em: http://presuntovegetariano.com.br/receitas/carne-de-jaca-dois-modos-de-preparo-super-faceis/ > Acesso em 20 de dezembro de 2018.
Autor: Ester de Almeida Ribeiro Roda, Nutricionista, CRN-3 27.301