Mandioquinha

Mandioquinha

A mandioquinha salsa (Arracacia xanthorrhiza Bancroft), também conhecida como batata-baroa, batata-salsa, cenoura-amarela, entre outras denominações é uma planta sul americana com origem na região dos Andes. No Brasil a maior produção se concentra na região dos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo, que apresentam altitude elevada e clima mais ameno. Sua produtividade é maior entre os meses de maio a agosto, sendo mais facilmente encontrada disponível para comercialização. Trata-se de um tubérculo fonte de carboidratos e energia, rico em amido de fácil digestão, podendo ser utilizado em substituição à mandioca, batata, entre outros. É fonte de nutrientes como cálcio, fósforo, potássio e vitamina C. Pode ser utilizada em sopas, caldos, purês, junto com carnes ou mesmo cozida/refogada. Na hora de comprar, é importante ter atenção à algumas dicas:

·   Evite comprar raízes cortadas, feridas ou com manchas escuras. A mandioquinha deve estar firme. Se estiver grande demais é sinal de que está velha e muito fibrosa.

·  O ideal é conservar a mandioquinha em saco plástico na geladeira, pois ela pode se deteriorar muito facilmente em temperatura ambiente.

·    A mandioquinha pode ser congelada crua para ser usada posteriormente. Deve-se lavar, secar bem com papel absorvente e guardar no congelador.

Agora no outono, com o clima um pouco mais fresco e úmido a mandioquinha é uma ótima opção que pode ser utilizada no preparo de sopas e caldos.

Caldo de mandioquinha com espinafre

Ingredientes:

½ kg de mandioquinha

1 maço de espinafre

Cebola, alho, salsa, cebolinha e sal a gosto

Modo de preparo:

Descascar e cortar em rodelas a mandioquinha. Refogar a cebola e o alho amassado com sal e cozinhar a mandioquinha. Amassar com espremedor, formando um caldo, podendo-se deixar ainda pequenos pedaços. Adicionar o espinafre picado e o queijo mussarela em cubos pequenos, mexendo bem até formar um caldo uniforme. Acrescentar, ao servir, salsa e cebolinha, a gosto. Obs.: Pode-se acrescentar carne bovina ou de frango.

Referências:

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioquinha/MandioquinhaSalsa/apresentacao.html

https://www.nestle.com.br/Site/cozinha/enciclopedia/ingredientes/mandioquinha.aspx