MARACUJÁ (Passiflora edulis)
A palavra maracujá tem origem indígena, de tupi guarani, que significa “alimento em forma de cuia”.
A produção do maracujá ocorre nas regiões tropicais e subtropicais brasileiras, é um fruto redondo de coloração amarelada ao roxo, com tamanho de 5 a 25cm de comprimento, pode possui sabor doce ou ácido.
O consumo do maracujá pode ser na forma in natura ou polpa concentrada, que pode ser utilizada para o processamento de sucos e doces, podendo ser comercializado tanto no mercado interno quanto para a exportação.
Os frutos do maracujá-amarelo ou azedo são ricos em diversos compostos que trazem benefício à saúde, promovendo bom funcionamento do organismo, entre eles, tem a vitamina C, o cálcio, o fósforo e vitaminas B1 e B2.
Geleia de Manga com Maracujá
Ingredientes
· 2 mangas maduras
· 3 maracujás
· 1 xícara (chá) de açúcar demerara
· 2/3 de xícara (chá) de água
Modo de Preparo
· Coloque um pires no congelador ele vai ser utilizado para verificar o ponto do cozimento da geleia.
· Descasque e corte a polpa da manga em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando e amassando com a espátula para formar um purê.
· Corte o topo dos maracujás e junte a polpa (com as sementes) ao purê de manga. Acrescente o açúcar e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 25 minutos, até engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo e laterais da panela. Para verificar o ponto coloque um pouco da geleia num dos cantos do pires e incline delicadamente: a geleia deve estar na consistência de gel, ela não pode escorrer líquida.
· Com uma concha, transfira a geleia ainda quente para potes de vidro esterilizados, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche os potes com a geleia quente para formar vácuo.
Bibliografia:
Nutrição e técnica dietética 2ªedição autora Sonia Tucunduva Philippi.
Fruto do Maracujá: Importância econômica e industrial, produção, subprodutos e prospecção tecnológica Cad. Prospec. Salvador, v. 9, n. 3, p.347-361, jul./set. 2016
www.gnt.globo.com/assunto/maracuja.html
Autor: Bruna Poli - Nutricionista CRN3 20284