A nêspera (Eriobotrya Japonica Lindl.) - fruta tipo pomo como maçã, pera e marmelo - pertence à família Rosaceae e é amplamente distribuída nas regiões subtropicais. De origem asiática, é produzida e comercializada principalmente no Japão, na Espanha, em Israel e no Brasil
É uma fruta pequena, de cor amarela e casca aveludada que é chamada incorretamente de ameixa amarela ou ameixa japonesa. É uma fruta rica em vitamina C e sais minerais como cálcio e fósforo. A nêspera é consumida ao natural, em saladas de frutas, compotas, tortas e pratos doces.
Ela se desenvolve bem em regiões onde a temperatura média anual está acima de 15 graus centígrados, não suportando temperaturas abaixo 3 graus centígrados, condição que ocasiona a morte dos frutos novos. No estado de São Paulo, a quantidade total de água que a planta necessita durante o ano é, geralmente, satisfeita com as chuvas e pela utilização de cobertura morta.
As raízes da nêspera são profundas, no entanto a planta pode planta tombar sob a ação de ventos fortes se o porta-enxerto for o marmeleiro, de raízes mais superficiais. Os ramos são resistentes, não havendo perigo da quebra pelo vento, mas os frutos podem ser prejudicados pela fricção contra as folhas e ramos vizinhos. Assim, recomenda-se a instalação do pomar nas faces menos batidas pelos ventos ou pela conveniência de utilização de quebra-ventos.
A época de maturação dos frutos da nêspera se estende de maio a outubro, quando há menor quantidade de outras frutas sazonais no mercado brasileiro. O período longo da safra se deve ao fato de a nêspera florescer por etapas, num ciclo também bastante amplo. Essa é a razão pela qual a produção da nêspera ser muito menos afetada que outras culturas, nos anos em que ocorrem intempéries como geadas e secas prolongadas. As safras comerciais iniciam-se a partir do segundo ano de instalação do pomar. A colheita é manual, mediante a coleta das pencas ensacadas com os frutos já maduros.
Receita
Bolo de Nêspera
Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 xícara e 1/2 de açúcar
- 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
- 1 colher (sobremesa) de fermento
- 100 gramas margarina em temperatura ambiente
- 4 colheres (sopa) de leite
- 25 a 30 unidades de nêspera (sem pele e sem caroço, cortadas ao meio)
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
- Margarina para untar a forma
Preparo:
- Pré-aquecer o forno
- Numa tigela bater os ovos com açúcar e ir acrescentando a farinha e o fermento
- Adicionar a margarina e o leite, bater até a mistura ficar homogênea
- Enterrar as nêsperas na massa do bolo com a parte côncava para baixo
- Colocar o preparado numa forma untada com margarina e levar ao forno