A planta que produz a noz designada nogueira é originária da Índia, Pérsia e oeste europeu. Crescem na forma selvagem ainda hoje na China e no Himalaia. Para ser cultivada, necessita de inverno frio para frutificar, por isso é pouco produzida no Brasil, apenas com pequenos pomares no Rio Grande do Sul.
As nozes pertencem a um grupo de frutas secas, espessas e vezes contêm espinhos que recobrem sua semente. As mais conhecidas são: amêndoa, pecã, castanha-do-pará, castanha-de-caju, pistache, avelã, macadâmia e noz.
Estão presentes na composição desse alimento, quantidades elevadas de lipídeos e proteínas de alto valor nutricional, além de serem fontes de outros nutrientes como vitamina E e selênio. Seu consumo está associado com a redução do risco de doenças do coração e de alguns tipos de câncer.
É popularmente conhecida como nozes de natal devido à procura mais elevada nessa época do ano, mas podem ser incluídas ao dia a dia misturadas com frutas, massas, saladas, molhos e sobremesas.
Para evitar a perda de nutrientes, é interessante retirar as nozes dos saquinhos e colocar em um recipiente limpo e seco, preferencialmente de vidro ou aço inoxidável com fechamento hermético ou de rosca sob-refrigeração.
Receita
PÃO DE NOZES COM CANELA
Ingredientes
· 3 xícaras de chá de farinha de trigo
· 2 colheres de sopa de açúcar
· 1 colher de sobremesa de sal
· 2 colheres de sopa de manteiga
· 1 ovo
· 1 colher de sobremesa de fermento em pó
· 120 ml de leite
· 180 ml de água
· 120g de nozes
· Canela a gosto
Modo de preparo
1) Em uma tigela, misture a farinha, açúcar, sal, fermento e canela. Em seguida, adicione de uma só vez, o ovo, leite, manteiga e água, obtendo uma massa úmida, mas não pegajosa.
2) Amassar durante uns 10 minutos e caso necessário, adicionar um pouco mais de farinha para a massa não grudar. Adicionar as nozes nos minutos finais e deixar que a massa duplique seu tamanho.
3) Moldar a massa conforme o desejado, colocar em uma forma e deixar duplicar de tamanho novamente.
4) Assar em forno pré-aquecido a 180°C durante 30 minutos.
Referências
FREITAS, J.; NAVES, M.M. Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde. Rev. Nutr., Campinas, 23(2):269-279, mar./abr., 2010.
Noz-da-pérsia. Almanaque do campo. Disponível em: <http://www.almanaquedocampo.com.br/verbete/exibir/296>. Acesso em: 12 nov. 2017.