Ora-pro-nóbis

Ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), frase em latim que significa “orai por nós” é uma hortaliça PANC (planta alimentícia não convencional), ou seja, que pode ser consumida, mas não está habitualmente na mesa dos brasileiros. É também conhecida por “carne dos pobres” por ser rica em proteínas (cerca de 25% nas folhas) e ferro. Em Minas Gerias é muito difundida na culinária local e é chamada de lobrobó ou orabrobó por agricultores. Originária do continente americano, encontram-se variedades nativas dessa hortaliça da Flórida, nos Estados Unidos, à região sudeste do Brasil. As folhas são a parte comestível da planta, seu sabor é neutro não interferindo nas preparações. Secas e moídas, elas são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados. Muita gente prefere consumir as folhas cruas em saladas, acompanhando o prato principal. Outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral. As PANCs (incluindo a ora-pro-nóbis) caíram no gosto dos chefs do Brasil inteiro e estão ganhando espaço. Segue uma sugestão de receita para uso desta hortaliça tão nutritiva.

Bolo de abóbora com ora-pro-nóbis

Ingredientes:

5 ovos
400g de abóbora madura crua
200g de mandioca crua
50g de manteiga
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de sal
100g de queijo meia cura ralado
40 folhas de ora-pro-nóbis lavadas e secas

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos com a abóbora picada em cubos. Junte aos poucos a mandioca picada. Bata bem até formar um creme homogêneo. Junte a manteiga, o fermento e o sal e bata para misturar. Passe a massa para uma tigela e junte o queijo (reservando cerca de 1/4 para polvilhar). Unte duas fôrmas de bolo inglês, distribua entre elas a massa, alternando com folhas de ora-pro-nóbis, formando camadas. A massa deve ficar baixa na fôrma – por isso o uso de duas fôrmas. Polvilhe com o queijo ralado reservado e leve ao forno preaquecido para assar em temperatura média por cerca de 30 minutos ou até dourar. Espere esfriar, desenforme e sirva frio ou gelado com salada de brotos de ora-pro-nóbis com outras folhas verdes (algumas folhas de ora-pro-nóbis podem ser batidas com o vinagrete).

Dica: Se quiser comer as fatias reaquecidas, polvilhe queijo ralado sobre os lados cortados e doure dos dois lados em uma frigideira antiaderente.

 

Referências:

 

http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1709673-4529,00.html

 

 

http://www.ufjf.br/noticias/2017/04/21/tese-de-doutorado-aponta-para-poder-cicatrizante-e-anti-inflamatorio-da-ora-pro-nobis/

 

http://paladar.estadao.com.br/receitas/bolo-de-abobora-com-ora-pro-nobis,10000012344