Orquídea

Orquídea

Entre tantas espécies de orquídeas a orquídea denphal ou denfale é que possui um porte altivo e mais elegante, pois sua floração normalmente ocorre no topo dos seus caules, mais conhecido como pseudobulbos. Nessa estrutura surgem hastes repletas de flores de varias cores como, por exemplo, branco ao vinho, passando por vários tons de lavanda, magenta, fúcsia e púrpura.


Essa espécie é derivada do Dendrobium bigibbum, a flor símbolo do estado de Queensland, na Austrália, mas atualmente conhecida em quase todo território nacional. Também tem sua marca registrado devido a sua grande capacidade em florescer ao longo de quase todo ano, no entanto a tendência maior de floração dessa espécie ocorre normalmente em tempos  mais seco podendo variar entre o outono e o inverno.

Além de sua alta capacidade floração ao longo do ano trata-se de uma espécie também altamente resistente de fácil manejo, além disso, ainda produz flores para corte para formação de diversos tipos de buquês.

Embora ela sejam muito conhecidas como compactos elas também possuem porte de tamanho eu normalmente não ultrapassa os 30 cm, embora existam orquídeas dessa mesma espécie eu podem chegar até mesmo  1 a 1,5 metros de altura, sem considerar as hastes florais.

As flores possuem tamanho variado partindo de 3 até 10 cm, dependendo da espécie na qual ela foi cruzada, além disso as flores podem durar de 2 a 3 meses na planta


Como replantar a orquídea denphal

 

Se você adquiriu sua muda  direto de um laboratório ou de um viveiro, e deseja reproduzi-la em casa, saiba que isso é possível, mas deve se ter muito cuidado para não acabar prejudicando a planta matriz.

Para produzir novas mudas a partir dela você deverá retirar da planta matriz um brotocom pelo menos duas gemas eu normalmente fica localizada no meio dos pseudobulbos.

Além disso, para replantar essa espécie de orquídea você também pode dividir ao meio a touceira fazendo duas ou mais plantas, no entanto o ideal é deixar em cada planta pelo menos dois ou três pequenos caules, mesmo que eles não possuam folhas.

É importante se ter atenção ao estaquear novas mudas para replanta, principalmente usando a planta matriz esta em fase de crescimento, pois ela  com hastes mais longas possuem tendência a entortar com facilidade, podendo ate se quebrar ao meio.

As plantas retiradas da matriz podem ser replantadas diretamente em vasos de barro ou de plástico, diretamente em arvores ou ate mesmo canteiros, no entanto o fator primordial que deve ser observado é o tipo de substrato que será utilizado e aos períodos de irrigação das mudas replantadas.