Pau de Rosas

Pau de Rosas

pau de rosas2.jpgÁrvore nativa do Brasil, a pau de rosas ou resedá brasileiro (Physocalymma scaberrimum) é muito ornamental quando em flor, igualando-se à beleza dos ipês. No entanto é ainda pouco explorada em projetos paisagísticos no país. Não devemos confundí-la com o resedá comum (Lagerstroemia indica), muito utilizado em arborização de calçadas. 

 

O pau de rosas é uma árvore frondosa, de copa alongada e pode ser utilizada em arborização urbana, como ruas, avenidas, parques e jardins, atingindo uma altura de até 10 metros. Floresce entre os meses de agosto e setembro, época em que suas folhas caem, permanecendo somente as lindas flores coloridas em tons rosa claro e róseo-arroxeadas.

 

Nativa das regiões Nordeste e Centro Oeste, o pau de rosas apresenta um desenvolvimento rápido. Deve ser plantada sob sol pleno, em solos bem drenados e com muita matéria orgânica e de preferência adubados com produtos ricos em fósforo para fortalecer seu exuberante florescimento.

 

Encontramos a árvore pau de rosas no Mercado Permanente de Flores da Ceasa-Campinas em mudas unitárias que variam de 1 a 2 metros de altura.