Pentas

Pentas
Uma boa dica para quem quer ter um jardim florido e colorido o ano todo é plantar pentas (Pentas lanceolata). A pentas é uma herbácea perene - originária da África Tropical e Arábia - e apresenta a folhagem e o florescimento muito ornamentais.
 
Tem pequenas flores em formato de estrelas formadas no final das hastes e em grande número. Esta planta já foi intensamente melhorada geneticamente, o que resultou na grande variedade de cores que possui. Brancas, rosas e vermelhas são as mais comumente encontradas.
 
É uma planta rústica, não exigindo muito cuidados como podas ou adubações. Deve ser cultivada a pleno sol com a terra do local muito fértil, porém permeável, e precisa ser irrigada periodicamente. Recomenda-se a poda a cada dois anos ou quando a planta estiver apresentando tombamento e com as folhas em poucas quantidades ou caindo.
 
É utilizada em projetos paisagísticos para formar maciços ou pode ser plantada linearmente ao longo de muros, paredes ou cercas deixando o local com um efeito visual muito bonito, pois chega a atingir 1 metro de altura quando bem formada.
 
Geralmente, quando a penta solta sementes estas germinam próximas à planta mãe aumentando o número de plantas no local. Portanto somente em algumas ocasiões será necessária a sua reposição, quando o clima, solo ou local não forem muito propícios ao seu desenvolvimento.  
 
É encontrada para comercialização no Mercado Permanente de Flores da Ceasa Campinas em caixas com 15 mudas cada uma, com alturas que variam entre 20 até 40 centímetros.