PEPINO
Com origem provável na Ásia, o pepino começou a ser domesticado na Índia. De lá, espalhou-se rapidamente para o sul e o leste do Himalaia, chegando tanto à região da Grécia e da Itália, quanto à China.
As variedades cultivadas no Extremo Oriente eram bem diferentes das que cresciam em solo europeu, mas, até o século 17, só existiam variedades de tamanho pequeno. Com o tempo, o aperfeiçoamento das técnicas de cultivo fez surgir variedades maiores de pepino. Estas costumam ter mais valor para a indústria de conservas, já que, no caso do pepino, os exemplares menores costumam ter melhor sabor.
Na França, o pepino começou a ser cultivado no século 9, mas foi a partir do reinado de Luis 14 (1643-1715) que o cultivo desse vegetal ganhou força, com o desenvolvimento de técnicas para o plantio de pepino em estufas. O chamado “Rei Sol”, por sinal, apreciador da boa mesa, foi o incentivador do cultivo de várias hortaliças hoje comuns.
O pepino chegou às Américas logo após o Descobrimento, trazido por Cristóvão Colombo. No Brasil, seu cultivo ganhou mais força com a chegada dos imigrantes vindos do Oriente Médio e do Japão, que utilizam bastante o pepino em suas cozinhas típicas.
Variedades
O pepino para salada cultivado no Brasil é dividido em três grupos:
O PEPINO AODAI, de casca lisa verde-escuro e tamanho grande, é bastante resistente, mas não é considerado o mais saboroso.
O PEPINO CAIPIRA, com frutos cilíndricos retos, tem casca verde-clara com espinhos brancos e sabor agradável, sem amargor.
De alta qualidade e palatabilidade, o PEPINO JAPONES é o que apresenta os frutos mais finos e alongados.
Como Escolher
A casca deve estar lustrosa e brilhante, com cor viva. Se a casca estiver rugosa, o pepino já passou do ponto.
Para saber se o pepino está bom para o consumo, dê pequenas batidas com o nó dos dedos na parte central do fruto. O som produzido não deve ser oco.
Melhor Época do Ano
As safras de pepino vão de outubro a janeiro, quando os exemplares de melhor qualidade podem ser adquiridos por preços menores.
Idéias para Servir
Refrescante e de textura crocante, a melhor forma de aproveitar o pepino é consumi-lo ao natural, cortado em rodelas ou fatias, acompanhando saladas.
Uma forma simples de preparar uma conserva caseira de pepino é fatiá-lo finamente e deixar marinando por uma hora em uma mistura com 1 xícara de água, ½ xícara de vinagre, 2 colheres (sopa) de açúcar e 1 pitada de sal.
Além do famoso tabule, salada com trigo perfumada com hortelã da culinária árabe, o pepino é ingrediente básico para outras entradas típicas, como a salada grega, que leva, além do pepino, tomate, azeitona e queijo tipo feta.
O pepino fica ótimo em sopas geladas. No gaspacho, sopa gelada à base de tomates da cozinha espanhola, o pepino entra no preparo do creme (batido junto com o tomate