Pêssego

Pêssego

Fruto do pessegueiro cujo nome científico é Prunus Pérsica, de origem chinesa e ainda atualmente seu principal produtor mundial, o pêssego é cultivado há pelo menos 4 mil anos. Saindo de lá realizou grandes trajetos e expandiu-se pelo mundo, fazendo uma primeira escala na Pérsia, atual Irã.

No Brasil, o pessegueiro chegou em torno do ano 1530, a partir de mudas provenientes da Ilha da Madeira que foram plantadas na capitânia de São Vicente; atual estado de São Paulo. Porém só na década de 1970, que o pêssego passou a ser cultivado em escala comercial.

Atualmente, a fruta encontra-se difundida com força por toda a região Sul, sobretudo no Rio Grande do Sul, mas também em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, embora em menor quantidade.

É uma fruta com sabor doce e aroma delicado com casca fina, aveludada e de cor alaranjada sendo sua polpa amarelada. É muito usado para o preparo de doces, bolos, geleias, compotas e sucos. Um pêssego médio pesa aproximadamente 75g, e de maneira geral contém em média 30 calorias e 1 grama de proteína, é rico em vitamina C e A apresenta também vitaminas do complexo B além das vitaminas K e E.

A cada 100 gramas de pêssego contém 1,5 gramas de fibras, portanto é considerado uma boa fonte de fibras. É uma fruta muito suculenta, pois aproximadamente 90% de seu peso é composto por água.

Pêssego em Calda

Ingredientes:

 

·         250 gramas de açúcar;

·         2 xícaras (chá) de água;

·         1 Kg de pêssego.

 

Modo de preparo:

1.     Coloque a água no fogo, quando começar a ferver adicione os pêssegos.

2.     Quando as cascas começarem a soltar, retire-os, deixe-os esfriarem.

3.     Corte-os ao meio, retire os caroços.

4.     Faça uma calda rala com açúcar e 2 xícaras (chá) de água.

5.     Junte os pêssegos e deixe-os cozinharem por aproximadamente 10 minutos.