O pimentão é um vegetal encontrado em três tipos mais comuns: verde, amarelo e vermelho. Sua cor varia de acordo com o seu grau de amadurecimento. Os que são colhidos ainda verdes não ficam vermelhos, pois amadurecem somente no pé. Como os pimentões ficam mais doces com a maturação, os vermelhos são mais doces que os amarelos e os verdes.
Os pimentões de cores fortes possuem alto teor de bioflavonóides, pigmentos vegetais que ajudam a prevenir contra o câncer. Tem ainda ácidos fenólicos - que inibem a formação de nitrosaminas cancerígenas - e esterol vegetal, precursor da vitamina D que também oferecem proteção contra tumores.
Apresenta um bom valor nutricional, sendo rico em sais minerais como potássio, fósforo, cálcio e sódio - e vitaminas. O pimentão é uma excelente fonte de vitaminas A e C em quantidade que variam muito de acordo com a cor do pimentão. Possui baixo teor calórico: 20 calorias por 100 gramas.
Os pimentões são parentes da pimenta-malagueta. Ambos são nativos do ocidente e foram batizados pelos exploradores espanhóis que os confundiram com a pimenta em grão, que não tem parentesco algum com eles.
Internamente o vegetal é oco, possuindo sementes pequenas e achatadas. Pode ser servido cru, fatiado como aperitivos, na salada ou em pastas, cozido no vapor, tostado, recheado ou cozido.
Receita
Pimentão com batatas
Ingredientes:
· 2 pimentões verdes
· 2 pimentões vermelhos
· 4 batatas
· 1 tomate maduro sem pele
· 1 dente de alho
· 1 cebola pequena cortada em rodelas
· Sal
· 1 pitada de orégano
· Azeite de oliva
Modo de Preparo:
Lave os pimentões, corte-os em quatro, no sentido do comprimento, e tire as sementes. Descasque e corte as batatas em rodelas. Pique o tomate e o alho. Arrume numa panela camadas de batata, pimentão, cebola, alho, sal e orégano. Regue com azeite suficiente para