Basta cair a temperatura e ele dá o ar das graças. Suas fibras melhoram o funcionamento do intestino, e ao lado de altas cargas de potássio, ajudam a resguardar o coração.
As fibras do pinhão favorecem a eliminação de sais biliares, um reduto de colesterol do intestino. E boa parte dessa molécula não é reabsorvida, o que diminui sua concentração no sangue caso ela esteja elevada.
O coração fica ainda mais protegido, porque a semente cozida é uma fonte importante de potássio mineral que faz os vasos relaxarem e assim ajuda a controlar a pressão arterial.
O pinhão é um alimento de alto valor nutricional, mas pouco conhecido e divulgado no restante do país. É uma semente nutritiva, sua polpa é formada por amido, fosforo e proteínas.
1 unidade = 5 gramas
Valor calórico = 10 kcal
O pinhão pode ser cozido, assado em fogo lento para que sua casca abra e libera seu aroma e sabor.
Uma dica é misturar com pinhão já cozido, azeite, orégano e outras ervas para o consumo.
RECEITA: FAROFA DE PINHÃO
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Rendimento : 10 porções
INGREDIENTES:
1 Kg pinhão
300 g de bacon
600 g de pernil moído
1 cebola grande picada
500 g de farofa pronta
2 dentes de alho bem picadinho
Cheiro verde a gosto
MODO DE PREPARO:
Primeiro cozinhe o pinhão por mais ou menos 1 hora na panela de pressão. Depois de cozido, descasque e triture no liquidificador ate ficar bem triturado. Leve o bacon ao fogo, quando estiver frito, coloque a cebola e o alho. Quando estiver bem corado coloque o pernil e refogue ate o ponto desejável. Sal a gosto. Esta parte pronta, acrescente o pinhão moído e mexa mais um pouco. Desligue o fogo e coloque delicadamente a farofa e o cheiro verde.