A planta-batom, do gênero Aeschynanthus, é cultivada em vasos ou jardineiras e seu porte pendente confere ao local um belo efeito decorativo.
É assim chamada, pois sua floração ocorre na ponta de suas longas hastes e é semelhante a um batom, formando-se a partir de um cálice de coloração vermelho-arroxeado, cilíndrico, por onde saem as flores de coloração vermelho-carmim.
Os vasos ou jardineiras devem ser colocados em locais de meia sombra, pois a planta não é tolerante à insolação direta e nem a ventos. Então, podem ser colocados para decorar ambientes internos, em varandas ou áreas de luz, mas que nestes locais não haja a incidência direta de correntes de ventos ou sol.
Quanto à irrigação, deve-se tomar o cuidado de não encharcar o solo/substrato do vaso, pois, neste caso, poderá ocorrer o apodrecimento das hastes.
É uma boa opção para montagem de jardins verticais, combinando com outras plantas tropicais de mesmas características, como bromélias, ripsalis, columéias, etc.
A planta-batom é encontrada no Mercado de Flores da Ceasa-Campinas comercializada em vasos unitários ou fixos em placas de bambus.