Poinsétia

Foto de um vaso de Poinsétia

Conhecida por possuir vários nomes, a poinsétia ou flor do Natal, bico de papagaio ou ainda a estrela de belém, é muito utilizada para fins decorativos, especialmente durante a época de Natal, devido às suas pétalas de cor vermelha e folhas verdes. Esta planta, cujo período de floração acontece entre Outubro e Fevereiro, exige uma elevada exposição solar e deve-se proteger ao máximo das correntes de ar.

Esta planta, tal como todas as outras, precisa de cuidados para se manter bonita e saudável, por isso, quem tem ou quiser ter uma flor do Natal no jardim ou em casa deve saber que:

  • A poinsétia é uma planta que aprecia o sol e, mesmo em ambientes interiores, só se adapta bem a espaços luminosos. Não deve estar sujeita a correntes de ar ou temperaturas demasiado frias.
  • Idealmente, o melhor solo para o desenvolvimento da flor do Natal é sempre um solo mais arenoso.
  • O estado do solo deve ser verificado com regularidade, regando-o sempre que se encontre seco, no entanto, tendo o cuidado de não regar em demasia, para não apodrecer a raiz.
  • Quanto à fertilização, esta deve ser feita periodicamente, com recurso a adubo orgânico. 

PERIGOS RELACIONADOS COM A POINSÉTIA

Apesar da sua beleza e conotação natalícia, a flor do Natal é uma planta extremamente tóxica para os seres humanos e considerada uma planta com propriedades venenosas. Ao entrar em contacto com a pele, a seiva leitosa da planta, que é constituída por uma espécie de látex, pode provocar inflamações, dor e comichão, podendo até causar irritação nos olhos, pálpebras inchadas e dificuldade na visão. No caso de a planta ser ingerida, esta pode causar náuseas, vómitos e diarreia, no entanto, e ao contrário do que é normal comentar, esta planta não é fatal. É aconselhado evitar o contacto entre a poinsétia, as crianças e/ou animais de estimação.

Autor: https://omeujardim.com/artigos/como-cultivar-flor-natal-jardim-casa