No Brasil, o consumo de rabanete não é tão comum. Porém por ser uma raiz bastante valorizada em outros países da Ásia e Europa, pelos seus usos na culinária e por conter diversas propriedades medicinais benéficas à saúde, a fama do rabanete está começando a se popularizar.
As raízes podem ser consumidas de variadas maneiras, principalmente cruas, cortadas em rodelas, formando uma salada crocante e refrescante. Além do seu sabor levemente picante, as raízes são ricas em fibras alimentares, vitamina C, folato e minerais como o potássio e fósforo. Por conter baixíssimas quantidades calóricas (100 gramas contém apenas 20 kcal), os rabanetes podem ser consumidos em dietas de restrições calóricas e com a grande vantagem de ser um alimento que ajuda na digestão dos amidos, por conter uma enzima chamada diatase. Além disso, também são encontradas duas substâncias antioxidantes, a luteína e zexantina. Porém, o rabanete pode causar em algumas pessoas distensão abdominal e flatulência.
Uma curiosidade é que em Oaxaca, um estado do México localizado na parte meridional do país, existe um evento anual comemorado todo dia 23 de dezembro conhecido como a Noite dos Rabanetes. Este evento consiste numa exposição de esculturas belíssimas e criativas feitas por artesãos a partir dos rabanetes. O evento que é celebrado há cerca de 100 anos e perto da época do Natal, atrai turistas de várias partes do mundo.
Salada de rabanete com pepino
- 2 rabanetes cortados em fatias finas
- 1 pepino cortado em fatias finas
- 1 punhado de cebolinha picada
- Fio de azeite
- Vinagre de vinho tinto a gosto
- Sal e pimenta a gosto
- 1 pepino cortado em fatias finas
- 1 punhado de cebolinha picada
- Fio de azeite
- Vinagre de vinho tinto a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Como Fazer:
Misture todos os ingredientes, tempere e sirva.