A romã (Punica granatum L.) é uma fruta nativa da Pérsia. O fruto da romãzeira é esférico e apresenta casca rígida, cuja coloração varia de verde-clara a amarelo-laranja e avermelhada. Em seu interior existem lacunas onde as sementes de cor avermelhada e de gosto agridoce ficam alojadas em camadas.
A romã pode ser consumida in natura ou como sucos, geléias e vinhos, mas também é utilizada na medicina popular por possuir propriedades terapêuticas. Por isso, a romã vem se tornando alvo de várias pesquisas científicas, sendo tratada como um potente fitoterápico.
Esta fruta é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5 E B6), cálcio, ferro, fósforo e potássio, além de ser considerada um dos alimentos com maior teor de manganês.
Salada com romã
Ingredientes
- 1 romã
- suco de 1 limão
- 1 xícara (café) de água
- 3/4 de xícara (chá) de azeite
- 1 pitada de pimenta síria
- 3 tomates picados
- 1 cebola pequena picada
- 1 pepino picado
- 2 cebolinhas verdes picadas
- 2 pães sírios torrados
- sal, salsinha e hortelã picadas a gosto
Modo de preparo
Misture o suco de limão com a água. Junte o azeite aos poucos e mexa bem. Tempere com o sal, a pimenta síria e as sementes de romã. Ponha em uma saladeira o tomate, a cebola, as cebolinhas e o pepino, e regue com a metade do molho. Pique o pão em quadradinhos e junte à saladeira. Polvilhe com a salsinha e a hortelã. Adicione o molho restante e sirva em seguida, para o pão não amolecer.
Dica:
substitua a pimenta síria por uma pitada de canela.