Também conhecido como aipo, o salsão é uma planta bastante aromática. É de cor verde, composto de talos e folhas. Pode ser consumido por inteiro, desde as folhas até a raiz.
Na culinária brasileira, é geralmente utilizado no preparo de sopas, saladas e como condimento. Possui forma semelhante à salsa, porém, com tamanho bastante superior.
Apresenta baixa quantidade de calorias - apenas 21 por 100 gramas - é rico em fibras, potássio e boa quantidade de vitamina A. Contém quantias pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio.
Costuma ser consumido cru, ralado ou cortado em rodelas. Para saber se está fresco, verifique primeiramente a cor. As folhas devem estar bem abertas e apresentar a cor verde bem forte e brilhante.
Além disso, quando o salsão está fresco ele é pesado em relação ao seu volume. Se estiver leve é sinal de que está murcho. Embora o salsão possa ser guardado na gaveta da geladeira por vários dias, não é conveniente conservá-lo por mais de 3 ou 4 dias, pois ele perde seus nutrientes com muita facilidade.
Receitas
Salada de salsão, maçã, nozes e passas
- 1 1/2 xícara(s) (chá) de maionese
- 6 folha(s) de alface crespa
- 1 xícara(s) (chá) de salsão picado(s)
- 3 unidade(s) de maçã sem casca(s) e picada(s)
- 1/2 xícara(s) (chá) de nozes picada(s)
- 1/2 xícara(s) (chá) de uva passa
Misture os ingredientes. Sirva gelada.
Refogado de salsão com salsicha
- 150g salsicha cortada
- 2 talos de salsão cortados em 20 mini tomates
- óleo para refogar
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher de chá de shoyu
- 1 colher de chá de gergelim torrado
Aqueça uma frigideira com ½ colher de sopa de óleo e comece refogando a salsicha. Assim que começar a dourar acrescente o salsão e por último os tomates.
Misture e tempere com sal, pimenta do reino e shoyu. Finalize regando o óleo de gergelim torrado. Sirva em seguida.