O tamarindo é o fruto do tamarindeiro, árvore de grande porte que pode chegar a alcançar até 30 metros de altura em sua fase adulta. Fruto tropical originário da África do Sul, pode ser cultivado facilmente nas regiões tropicais e subtropicais.
No Brasil, esta fruta (também classificada como legume, por ser uma vagem) é consumida, principalmente nos estados do Nordeste. Seu fruto é uma vagem alongada, com 5 a 15 cm de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça, contendo 3 a 8 sementes envolvidas por uma polpa parde a ácida. Por causa de suas propriedades nutricionais proporciona inúmeros benefícios à saúde.
O fruto pode ser considerado excelente fonte de Mg, Cu e K; além de boa fonte em Ca, P, Fe e Se. destaca-se que o mesmo apresenta teores de Ca suficientes para suprir 10% das necessidades diárias em 100 g de porção comestível.
Tem propriedades laxativas, podendo ser utilizada no tratamento da prisão de ventre.
Possibilidades de uso:
- Fruto: a polpa, com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.
- Sementes: ao natural servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.
- Folhas: o cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à ação de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.
RECEITA DE CHUTNEY DE TAMARINDO
§ 2 colheres de sopa de pasta de tamarindo
§ 5 colheres de sopa de água
§ 1 colher de chá de chili em pó
§ 1/2 colher de chá de gengibre em pó
§ 1/2 colher de chá de sal
§ 1 colher de chá de açúcar
§ Folhas de coentro, finamente picadas para guarnecer
Modo de preparo:
§ Coloque a pasta de tamarindo numa tigela de tamanho médio.
§ Junte gradualmente a água à pasta de tamarindo, batendo suavemente com um garfo até formar uma pasta homogênea e líquida.
§ Adicione o chili e o gengibre à mistura e mexa bem.
§ Acrescente o sal e o açúcar e misture bem.
§ Transfira para um prato de servir e guarneça com as folhas de coentro.
Referências:
ALMEIDA, M. M. B., SOUSA, P. H. M., FONSECA, M. L., MAGALHÃES, C. E. C, LOPES, T. L. G. Avaliação de macho e microminerais em frutas tropicais
cultivadas no nordeste brasileiro. Ciênc. Tecnol.Aliment vol.29 no3 Campinas, Jul/Set, 2009
GURJÃO, K. C. O, BRUNO, R. L. A., ALMEIDA, F. A. C., PEREIRA, W. E., BRUNO, G. B. Desenvolvimento de frutos e sementes de tamarindo. Rev. Bras. Frutic. vol.28 no.3 Jaboticabal Dez, 2006
http://www.aromasesabores.com/2009/07/chutney-de-tamarindo.html