Muito utilizado em receitas da culinária mediterrânea, principalmente, na França, o tomilho é uma erva aromática indispensável no preparo do bouquet garni tradicional e uma das ervas da Provença(“herbes de Provence”, em francês). Possui aroma e sabor que lembram o orégano, porém mais delicados.
É o ingrediente que dá um toque sofisticado a carnes vermelhas, podendo ser utilizado para temperar a própria carne ou o molho que a acompanha. Uma carne grelhada, por exemplo, pode ser pincelada com azeite e folhinhas de tomilho. No caso dos molhos, uma combinação é certeira: vinho tinto e tomilho. Em ambos os casos, ele pode ser utilizado fresco ou seco, lembrando que o tomilho fresco é sempre mais aromático.
O tomilho é uma planta resistente e de fácil cultivo, podendo ser plantado em pequenos vasos. A propagação pode ser feita por meio de sementes ou estaquia, sendo esse último, o melhor método, porque reduz o tempo de colheita.
Para produzir mudas por meio de estacas, basta colocar os galinhos em um recipiente com água. Em aproximadamente 15 dias, surgem as primeiras raízes e a muda deve então ser repassada para um vasos com substrato.
- Substrato: O tomilho se desenvolve melhor em solos aeronosos, porém férteis. O substrato para cultivar tomilho deve ser composto por uma mistura de 2 partes de terra, 1 parte de areia e 1 parte de matéria orgânica (húmus de minhoca ou esterco curtido).
- Água: O excesso de umidade é prejudicial para a maioria das ervas. Portanto, o vaso nunca deve ficar encharcado. As regas devem ser feitas em dias alternados ou sempre que o solo estiver seco.
- Sol: O tomilho necessidade de iluminação abundante e deve receber, pelo menos, três horas diárias de luz solar direta.