A vagem também é conhecida como feijão-vagem, vage, vaja e bagem. Planta anual, pertencente à família Fabaceae (Ieguminosae), é originária da América do Sul, provavelmente do sul do Brasil e regiões do Paraguai.
A vagem é uma hortaliça composta pela bainha (parte que envolve a semente) e semente ou grãos das plantas leguminosas do feijão e ervilha. Para ser considerada como legume, a vagem deve ser colhida antes que os grãos internos amadureçam.
As variedades mais conhecidas são: vagem manteiga e vagem macarrão. Seu período de safra é de março a maio e de outubro a janeiro.
Cem gramas de vagem fornecem 36 calorias. É um vegetal de baixo valor calórico, portanto, e contém proteínas, fibras, sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro e vitaminas A, B1, B2 e C.
Traz benefícios para a visão, saúde da pele, funcionamento do intestino, diminui a ação dos radicais livres sobre as células - por conter vitamina C - prevenindo envelhecimento e processos infecciosos, anemia e diabetes.
Quando de boa qualidade, deve ser de cor brilhante, tenra e quebradiça. Vagens frescas cedem à pressão da unha e não são moles e nem escuras nas extremidades. Quando conservadas em geladeira podem permanecer em boas condições por uma semana.
Receita
Salada rica em cálcio
· 600 gr de vagens (sem os cabinhos, cozida em água salgada durante 15 a 20 minutos)
· 300 gr de milho verde escorrido
· 2 tomates cortados em cubinhos
· 2 colheres de sopa de azeite
· 3 colheres de sopa de vinagre
· Sal a gosto
Modo de fazer
Corte a vagem em 2 ou 3 pedaços, coloque numa travessa e acrescente os tomates e o milho. Tempere a salada com a mistura de azeite, vinagre, e sal.