
Balanço realizado pela Centrais de Abastecimento (Ceasa) Campinas junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMDAS), responsável pela arrecadação dos donativos, mostra que foram arrecadados mais de 411 mil toneladas de alimentos, que foram distribuídos às 121 organizações assistenciais cadastradas por meio da SMDAS no último ano.
"Essa iniciativa só é possível graças ao esforço conjunto entre poder público, setor produtivo e sociedade civil. A parceria com a Ceasa e a adesão de doadores comprometidos com a causa fazem do Banco de Alimentos um projeto transformador", disse Vandecleya Moro, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas.
O Banco de Alimentos desempenha um papel essencial na luta contra a fome e o desperdício, contribuindo assim para a segurança alimentar de milhares de pessoas. O projeto fica localizado na Ceasa, que é responsável pela operacionalização do programa, fazendo a arrecadação e distribuição das doações.
Em 2024, o Banco de Alimentos arrecadou e distribuiu 8,4% mais doações do que em 2023, com pouco mais de 379,5 mil toneladas de alimentos doados naquele ano. A média mensal de arrecadação do último ano foi de cerca de 34 mil toneladas de alimentos.
“A segurança alimentar transcende o simples acesso aos alimentos. O objetivo do projeto é garantir que as pessoas tenham o suficiente, com qualidade e valor nutricional adequado”, afirmou Walquyria Majeveski, presidente da Ceasa. “Não é só receber o alimento, nosso papel é nos certificar no direito à segurança alimentar das pessoas que o recebem”, completou.
A iniciativa possui uma agenda de coleta diária de doadores externos como redes varejistas e atacadistas, produtores rurais e empresas do ramo alimentício. Insumos arrecadados em eventos com entrada social na cidade também são encaminhados ao projeto para seleção e distribuição às entidades cadastradas.
“Nós buscamos assegurar que as instituições atendidas recebam uma variedade de produtos equilibrados e adequados para uma alimentação saudável e completa”, afirma Bruna De Angelis, coordenadora do Banco de Alimentos.
Além da distribuição de alimentos, o Banco de Alimentos promove atividades educativas voltadas para a conscientização sobre o aproveitamento integral dos alimentos e combate ao desperdício e a relevância de uma dieta balanceada, impactando diretamente a comunidade local e reafirmando o compromisso com a segurança alimentar.