
Campinas também é agro. Conhecida nacionalmente por sua vocação para tecnologia e inovação, a cidade pretende ampliar as suas ações no setor agropecuário. O Plano de Desenvolvimento Rural do município foi apresentado nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, e contou com a presença de representantes do poder público e de instituições parceiras do projeto.
A iniciativa é da Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural. Ao todo são dez projetos a serem implementados nos próximos anos:
- Projeto de Capacitação de Produtores Rurais;
- Projeto de Supervisão de Estradas e Caminhos Rurais;
- Programa de Acessibilidade – Rotas Rurais;
- Programa de Acesso a Financiamento Rural (Pronaf – Pronamp);
- Programa de Agricultura Familiar;
- Impacto Plural;
- Programa de Incentivo à Tecnologia no Campo;
- Colaboração Internacional para o agronegócio e para ESG;
- Projeto de Polo Vitivinícola de Campinas;
- Implantação (DAT) – Distrito Agro Tecnológico.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, afirmou que o trabalho na pasta é no sentido de reunir todos os envolvidos no setor agropecuário e potencializar o setor por meio da tecnologia. "É para estimular essa vertente que nós estamos apresentando esse plano. Existem culturas das mais diversas em Campinas e a cidade tem todo potencial de ser referência em várias culturas a nível nacional."
Para colocá-los em prática, foi formado um grupo de parceiros composto pela Prefeitura de Campinas; APTA (Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio); Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral); Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); IAC (Instituto Agronômico de Campinas); ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos); Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); SRC (Sindicato Rural de Campinas); Ministério da Agricultura e Pecuária; Ceasa Campinas; CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações); Instituto Eldorado; PUC-Campinas; Unicamp; Venture Hub e Obará Edutech.
Festival Campinas Rural
Na mesma cerimônia foi lançado o Festival Campinas Rural 2025. Em sua terceira edição, o festival vai acontecer entre os dias 8 e 10 de abril em dois locais: no Paço Municipal e Largo do Rosário. Nele produtores irão oferecer ao público os frutos de suas colheitas, além de comidas típicas e apresentações artísticas.
Taças e Xícaras
Outra novidade foi o lançamento do Festival Campinas em Taças & Xícaras, a ser realizado ainda neste ano. Os destaques são o vinho, cerveja, café e gin. Sabores autênticos, produzidos com a excelência do agro regional, reunidos em um evento único. A data ainda será definida.