Na terça-feira (28), aconteceu a formatura de 17 alunas do Projeto Cozinha-Escola, uma parceria entre a Ceasa Campinas, ISA e Puc-Campinas, no Mescla, Campus I da Universidade. O projeto tem por objetivo pessoas em situação de vulnerabilidade social para atividades gastronômicas, proporcionando não apenas habilidades culinárias, mas também abrindo portas para o empreendedorismo e a geração de renda familiar. Neste ano, foram selecionados os moradores da região do Parque Shalon.
O curso abrangeu uma variedade de técnicas de panificação e confeitaria, fornecendo aas alunas as ferramentas necessárias para iniciar seus próprios negócios e se tornarem empreendedores gastronômicos de sucesso.
O Presidente da Ceasa Campinas, Valter Greve destaca a relevância da parceria “este projeto é um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar mudanças e criar oportunidades para aqueles que mais precisam. Esse é o primeiro passo para que elas sigam construindo um futuro brilhante”.
A conclusão da primeira turma do Projeto Cozinha-Escola é um marco significativo, indo além das habilidades práticas aprendidas em aula, mas também o início de uma jornada empreendedora para os formandos.
Sobre o Projeto Cozinha-Escola
O Cozinha-Escola tem como objetivo formar cozinheiros e promover a alimentação saudável através do uso integral dos alimentos, voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA). Uma parceria entre a Ceasa Campinas, Puc-Campinas e o ISA.
As aulas são ministradas por chefs docentes do Curso de Gastronomia e são totalmente gratuitas.
Para a aluna Patrícia de Oliveira Ramos, a formação em gastronomia foi importante para abrir uma oportunidade de renda. “Sou mãe e vivo dentro de casa. Nunca tive uma oportunidade como essa. Aprendemos muito com este curso e a partir de agora ensinaremos essas técnicas para outras famílias”, afirmou a aluna.
Iracélia Nascimento afirmou que o curso foi um sonho realizado e fala: “Aprendi muito e espero poder passar as receitas para a minha comunidade e conseguir uma forma de sustento a partir de agora”.