A Ceasa Campinas, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), deu início a mais uma edição do Projeto Cozinha-Escola, em um evento realizado no Hub Gastronômico da PUC-Campinas, no último dia 12 de setembro. O projeto tem como objetivo capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social, incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de carreira no setor gastronômico.
O curso conta com a participação de 20 alunas da região Noroeste de Campinas, dos bairros Monte Alto, Satélite Íris, Sirius, Cosmos, Campos Elíseos e Nóbrega. As aulas acontecerão todas as terças-feiras das 08:00 às 13:00, a partir do dia 17 de setembro com conclusão prevista para dezembro.
Segundo as instituições, o projeto vai além de ensinar técnicas culinárias. Ele oferece uma oportunidade de transformação de vida para os participantes, promovendo o acesso à educação e ao mercado de trabalho. A iniciativa é uma ação fundamental para fortalecer o empreendedorismo local e a inserção dessas pessoas no mercado gastronômico, oferecendo uma capacitação totalmente gratuita.
“Projetos como o Cozinha-Escola reforçam o papel social da Ceasa Campinas, que vai além de suas atividades comerciais, investindo em iniciativas que impactam diretamente a vida das pessoas e das comunidades. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa história e de contribuir para o desenvolvimento dessas pessoas”, destaca o presidente da Ceasa Campinas, Valter Greve, durante o lançamento. Além disso, Greve ressalta que a educação e a capacitação profissional são ferramentas poderosas para impulsionar carreiras, principalmente para aqueles em maior vulnerabilidade social. Este projeto traz esperança e oportunidade de crescimento, tanto pessoal quanto profissional.
O Projeto “Cozinha-Escola” é fruto de uma forte parceria entre a Ceasa Campinas, o ISA e a PUC-Campinas, na qual cada instituição desempenha um papel essencial para o sucesso da iniciativa. A Ceasa Campinas é responsável por garantir toda a infraestrutura necessária, além de fornecer custeio, transporte e uniformes aos alunos. A PUC-Campinas, com sua ampla expertise em educação e gastronomia, contribui com a capacitação através de seus professores renomados e cede o espaço do Hub Gastronômico, um ambiente projetado para oferecer a melhor experiência de aprendizado.
Por sua vez, o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), que atende mensalmente cerca de 108 mil pessoas, é responsável pela curadoria das ONGs e das comunidades beneficiadas, ajudando a selecionar e acompanhar os alunos ao longo do curso.
Com essa iniciativa, Ceasa Campinas, PUC-Campinas e ISA reafirmam seu compromisso com a promoção da educação e do empreendedorismo, transformando vidas por meio da gastronomia e oferecendo oportunidades reais para quem mais precisa.
Estiveram presentes no lançamento Valter Greve, Presidente da Ceasa Campinas e representando também o Prefeito de Campinas, Dário Saadi; José Guilherme Lobo, Diretor Administrativo-Financeiro, Gerente Administrativa e Gestão de Pessoas, Suzana Rosa; Presidente do ISA, Ronaldo Rodrigues; Gerente do ISA, Gerente Maria Carolina Loureiro Becaro; Reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Junior; Diretora do HUB Gastronômico e Coordenadora do curso de Gastronomia, Andreia Pimentel; Coordenadora do HUB Gastronômico - Lúcia Chioquetti; Professores e alunos do curso de gastronomia da PUC-Campinas e alunos do projeto "Cozinha-Escola".