Gatos e cachorros já podem passear acompanhados pelos seus responsáveis no complexo do Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Ceasa-Campinas. Antes era proibida a entrada de animais no local. O entreposto também oferece bebedouros adaptados para os pets em diversos pontos, para proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo. Conforme a demanda, mais infraestruturas poderão ser implementadas.
O presidente da Ceasa, Vater Greve, considera a adesão uma tendência mundial. "Trabalhamos muito para tornar a Ceasa também um ponto de encontro inclusivo e democrático. Agora, os moradores podem passear com seus pets enquanto fazem compras e se divertem em nosso mercado", afirma.
Greve afirma que essa era uma demanda dos frequentadores do Mercado de Flores, que é um ambiente saudável para os animais. Antes, a entrada de pets era proibida e os proprietários optavam por ir a outros centros de compras.
Para manter a ordem e o bem-estar e tornar o passeio "pet friendly" seguro para todos os visitantes e para os bichinhos, o entreposto implementou algumas diretrizes e regras. Os tutores devem manter seus animais de estimação na guia ligada à coleira e levar o saquinho para as necessidades dos animais. Estão liberados animais de pequenos e médios portes.
As regras de convivência para os animais de estimação estão disponíveis no site da Ceasa e cartazes em pontos estratégicos (http://www.ceasacampinas.com.br/ )
Campinas tem se destacado no Brasil em políticas da causa animal. Foi implantado o Samu animal, o Castramóvel público, consultórios móveis que vão até os bairros e o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. O município também conta com um Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Animais.
Horário de funcionamento do Mercado de Flores:
Para empresas e profissionais cadastrados:
Segundas-feiras, das 6h30 às 8h
Quintas-feiras, das 6h30 às 10h
Para o público em geral:
Segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30
Quintas-feiras, das 10h às 16h30
Sábados ,das 8h às 13h.