Com a proximidade do Dia das Mães, celebrado no dia 14 de maio, a expectativa da Ceasa-Campinas é de aumentar em 35% o volume de vendas no Mercado de Flores e Plantas Ornamentais. São esperadas mais de 15 mil pessoas no sábado que antecede a data. A tradição de presentear ou de completar as lembranças com flores e acessórios faz com que o Dia das Mães fique à frente de datas como o Natal, por exemplo, em movimentação de pessoas e volume de vendas.
Os principais produtos ofertados neste período são as rosas, alstroemeria, azaléia, gérbera e Kalanchoe. Há também procura por flores envasadas, como as begônias, lírios, calandivas, violetas, e o destaque, que fica para as orquídeas das espécies Phalaenópsis e os Cymbidiuns.
“A nossa expectativa é que datas marcantes para o Mercado de Flores, especialmente o Dia das Mães, auxilie o segmento de flores, plantas e acessórios a recuperar a lacuna ocasionada pelos impactos da pandemia”, afirma o presidente da Ceasa, Valter Greve. Ele ressalta ainda que está bastante confiante em alcançar o aumento de vendas estimado e diz que fica feliz pelo fato de a instituição estar presente nos bons momentos das famílias, seja nos alimentos servidos, na decoração e nos presentes, e “em tudo que envolve o compartilhar”.
Nilson Adriano Longhi, que tem um box de plantas e flores envasadas, diz que suculentas, orquídeas, violetas e calandivas são as mais disputadas. A expectativa do comerciante é de um aumento de 50% nas vendas das espécies mais baratas este ano. Ele espera vender pelo menos 8 mil suculentas e cerca de mil violetas.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura, o mercado de fores cresceu 15% nos últimos anos com um faturamento de R$ 11 bilhões.
Os três principais seguimentos com maior faturamento foram decorações, 30%; auto-serviço, 21%; e paisagismo, 20%. O setor possui cerca de 8 mil produtores de flores e plantas ornamentais no Brasil e cultiva uma média de 2,5 mil espécies. O setor emprega 210mil pessoas diretamente.
O mercado de flores é uma importante engrenagem na economia brasileira, responsável por 215.818 empregos diretos, 78.485 (36,37%) relativos à produção, 8.410 (3,9%) relacionados à distribuição, 120.574 (55,87%) no varejo, 8.349 (3,8%) em outras funções, em maior parte como apoio.
Maior da América Latina
Na Ceasa-Campinas funciona o maior Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da América Latina.
São 100 mil m² com infraestrutura completa: plataformas de carga e descarga cobertas, depósitos, câmara fria, estacionamento para carros e caminhões, auditório, acesso gratuito à internet e serviços de apoio.
O mercado movimenta uma média de 1 mil toneladas por mês, em torno de R$ 2,5 milhões mensais. Tem mais de 11 mil clientes cadastrados como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas etc.
Conta com mais de 20 mil itens de flores cortadas e em vasos, plantas ornamentais, forrações, mudas diversas e frutíferas, além de outros 5 mil produtos de acessórios para decoração, eventos, paisagismo e acabamento de arranjos e cestas.
Inaugurado em 1995, o espaço tem 504 pontos de venda (boxes) e cerca de 240 permissionários que comercializam produtos vindos de quase 70 municípios e do exterior, como Colômbia e Equador.
SERVIÇO
Mercado de Flores e Plantas Ornamentais
Horários
Para o público em geral: Segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30; quintas-feiras, das 10h às 16h30; sábados, das 8h às 13h.
Feriados
Segundas-feiras, das 8h às 16h30; terças, quartas, quintas-feiras, das 10h às 16h30; sextas-feiras e sábados, das 8h às 13h.
O telefone do Mercado de Flores para outras informações é o (19) 3746-1047.