Estudantes do IF Sul de Minas visitam Mercado de Flores da Ceasa Campinas

Foto composta por alunos que visitaram a Ceasa

Na tarde desta quarta-feira (31/10), 29 alunos do 8º semestre do curso de engenharia agronômica do Instituto Federal (IF) Sul de Minas, do Campus de Muzambinho, visitaram o Mercado de Flores, Plantas e Acessórios da Ceasa Campinas. A visita faz parte de um cronograma estabelecido pela instituição e é a primeira vez que a faculdade vem ao entreposto de Campinas, que tem o maior mercado permanente de flores, plantas e acessórios da América Latina.

Os alunos foram recepcionados pelo colaborador da Ceasa Anelsino da Silva, que ministrou uma palestra sobre o Mercado de Flores e da central de abastecimento, apresentando números de vendas e volume de produtos comercializados. Os alunos receberam material de divulgação do mercado e conheceram de perto os produtos à venda.

Para a professora da disciplina de floricultura, Priscila Pereira Botrel, a visita ao Mercado de Flores da Ceasa Campinas é uma oportunidade muito boa para os alunos conhecerem os tipos de comércio e as diferenças entre eles. “O mercado é um centro de referência nacional de comercialização de flores e plantas. A visita é para conhecimento prático daquilo que foi estudado durante todo o semestre. Essa vivência é de fundamental importância na formação dos alunos”, comentou Botrel.

Sobre o Mercado de Flores

São 100 mil m2 com infraestrutura completa: plataformas de carga e descarga cobertas, depósitos, câmara fria, estacionamento para carros e caminhões, auditório, acesso gratuito à internet e serviços de apoio. O mercado movimenta uma média de 6 mil toneladas por mês, em torno de R$ 10 milhões mensais. Tem mais de 11 mil clientes cadastrados, como paisagistas, arquitetos, hotéis, decoradores, empresários, supermercados, floriculturas, etc. Recebe mais de 30 mil pessoas por mês e abastece as cinco regiões do País.