O prefeito Dário Saadi participou na manhã desta terça-feira, dia 28 de março, da celebração do aniversário de 48 anos da Ceasa-Campinas. Durante a cerimônia, foi assinado protocolo de intenções pelo presidente da Ceasa, Valter Greve, pelo secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, e pela secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.
Pela cooperação técnica serão compartilhadas experiências, informações, conhecimentos, metodologias, dados e tecnologia, visando o desenvolvimento do sistema de abastecimento agroalimentar e o fortalecimento da segurança alimentar. A proposta é que Secretaria de Agricultura auxilie na qualificação e monitoramento da condição de produtor rural e dos permissionários e ofereça assistência técnica com extensão aos agricultores familiares enquadrados na condição de permissionários. Já a Ceasa Campinas prestará auxílio na divulgação de programas, projetos e campanhas de interesse da pasta.
Na cerimônia, Dário disse que é uma alegria comemorar mais um aniversário da Ceasa, que é uma empresa que serve de exemplo para o País. “Esses 48 anos são uma inspiração para investir em mais infraestrutura para beneficiar os permissionários e os mais de cinco mil colaboradores que trabalham no complexo”, disse o prefeito
O presidente da Ceasa-Campinas, Valter Greve, lembrou que a Ceasa é o segundo maior entreposto de abastecimento do Estado de São Paulo e o quarto maior da região Sudoeste do País. Disse também que a Ceasa-Campinas é um modelo de gestão que envolve Associações e Poder Público.
Antônio Júlio Junqueira de Queiroz disse que considera a Ceasa-Campinas como uma extensão da Secretaria Estadual da Agricultura e quer investir em programas e oferecer linhas de créditos para incentivar e beneficiar os pequenos e médios produtores da região. "Os pequenos e médios produtores têm bastante representatividade no PIB do Estado", afirmou o secretário.
Participaram do evento o vereador Felipe Marquezi, representando a Câmara Municipal, secretários municipais e colaboradores da Ceasa-Campinas.
Escola de Alimentação Escolar
Na cerimônia, Dário anunciou a implantação projeto Escola de Alimentação Escolar que prevê a construção de uma sede para a instalação do Programa Municipal de Alimentação Escolar, onde serão desenvolvidos cursos e qualificações. “O modelo da alimentação escolar em Campinas é referência para o País e esta qualidade deve ser transmitida”, disse o prefeito.
O Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE) é realizado pela Ceasa Campinas em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas através de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Educação.
Ceasa-Campinas
A Ceasa-Campinas é um entreposto de abastecimento que atende mais de 500 municípios, gera 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, além da circulação de mais de R$ 2,5 bilhões no município.
A empresa responde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, pelo programa de Alimentação Escolar, que serve cerca de 290 mil refeições/dia; além de importantes projetos sociais como o ISA e o Banco de Alimentos.