
A Centrais de Abastecimento (Ceasa) Campinas distribuiu mais de 80,5 mil mudas de hortaliças por meio do Programa de Apoio a Mudas e Hortas Comunitárias (Proamhor) no último ano. A iniciativa se destaca por incentivar a agricultura urbana e dar suporte ao cultivo de hortas comunitárias.
O programa beneficia escolas e centros de saúde municipais, além de instituições sociais e comunidades interessadas, fornecendo mudas de hortaliças, além de orientações básicas sobre cultivo e manejo sustentável. Dessa forma, é estimulada a produção de alimentos saudáveis, promovendo educação ambiental e qualidade de vida para a população.
A presidente da Ceasa, Walquyria Majeveski, ressalta a importância do Proamhor no estímulo à produção de alimentos saudáveis, promovendo educação ambiental e qualidade de vida para a população. “Esta iniciativa reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com o apoio às comunidades locais, proporcionando acesso a alimentos frescos e promovendo práticas agrícolas conscientes”, destaca. Majeveski salienta ainda que ações como o Proamhor reafirmam o papel da Ceasa Campinas como agente transformador por meio do incentivo às práticas que unem responsabilidade social e consciência ecológica no desenvolvimento da cidade.
Ricardo Munhoz, gerente de Mercado de Hortifrutigranjeiro e Agricultura da Ceasa e responsável pela estufa do Proamhor, diz que o objetivo do programa é fornecer às comunidades as ferramentas e conhecimentos necessários para que elas possam cultivar seus próprios alimentos de maneira sustentável, fortalecendo a segurança alimentar e a integração comunitária.